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Inadimplência no varejo recua 6% em outubro na comparação com setembro, mas sobe na comparação com 2020

Índice Meu Crediário aponta que 7,18% das parcelas do crediário - agora também conhecido como ‘buy now pay later’ - estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 7,66% em setembro

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um recuo de 6,66% em outubro em relação ao mês de setembro. O levantamento revela que 7,18% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de outubro, enquanto o indicador era de 7,66% em setembro. Na comparação anual houve um aumento de 31,41%, uma vez que o índice ficou em 4,93% em outubro de 2020. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de outubro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em julho e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, o ano de 2020 foi bastante atípico, o que torna as análises comparativas e de tendências do setor até mais difíceis de serem realizadas. “O mês de outubro foi o mês de melhor liquidez de 2020, o que levou a inadimplência para a menor baixa do ano (4,93%). Isso não ocorreu em outubro de 2019, quando a taxa estava em 6,49%. Se compararmos com outubro deste ano (7,18%), o índice já apresenta tendência de alta em relação a 2019, um cenário que já havíamos comentado no passado e se consolida agora”, relata. “Com a inflação em alta, muitos consumidores com histórico de bons pagadores, passaram a atrasar parcelas. Isso ocorreu porque eles optaram por manter em dias as contas prioritárias e postergar o pagamento das despesas não essenciais. Diante desse cenário, é importante que as lojas neste momento ajustem a régua de concessão de crédito e intensifiquem as ações de cobrança. Vale também antecipar as campanhas de negociações de dívidas para aproveitar o 13º salário desses clientes”, complementa.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

Solução garante pagamento aos lojistas

A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou recentemente o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Nossa expectativa é que mais lojas passem a buscar por essa solução, que também é operada pelas parceiras Tidas e Servipa. O serviço agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio”, finaliza Schneider.

Sobre o Meu Crediário

Fintech lançada em 2016, o Meu Crediário é proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil. A empresa oferece uma solução completa para a concessão de crédito, do carnê ao digital, em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, moda, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, o Meu Crediário dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. A fintech atende atualmente 800 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades e todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo brasileiro.


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