Logo
Imprimir esta página

6 dicas para os desafios de comex em 2022

Diante das dificuldades vivenciadas, executivos de comércio exterior estão atentos para que seus negócios continuem bem-posicionados em 2022

Por Alexandre Gera*

A maioria dos players já enxergou que os ciclos logísticos estão alongados, ou seja, fornecedores mais distantes, custam mais. As estratégias de diversificação dos mercados já vinham sendo planejadas desde 2019, mas, depois da pandemia, as empresas mais inovadoras buscam por fornecedores resilientes, ágeis e que apoiem processos sustentados e escaláveis.

O fato é que a globalização está sob pressão e pode até ser chamada de reglobalização, atingindo um novo nível de propósito dos negócios. Este futuro do comex, com ainda mais propósito, reforça a identidade das empresas, dos seus processos e tecnologias, tornando os negócios mais proativos e influenciadores. Ou seja, são negócios que vão além dos relacionamentos transacionais.

Diante deste contexto, algumas dicas para as empresas que querem a liderança em 2022 integrando esses conceitos são fundamentais, tais quais:

Os softwares obrigatoriamente precisam ser resilientes, amigáveis de serem usados, ágeis para implementar e mudar, além de serem abertos para todos os tipos de conexões;

Os players de comex precisam traçar estratégias exclusivas para seus negócios, uma vez que barreiras e limites comerciais poderão prejudicar ainda mais as cadeias de abastecimentos;

Muitos CEOs estão aproveitando a oportunidade para reinventar, reiniciar ou reconstruir seus negócios de acordo com essa nova realidade. Sendo assim, este é o momento certo para investir o budget em softwares e processos que sejam realmente inovadores, modernos e alinhados com o futuro;

Novas tecnologias, como navios autônomos e novos modelos de negócios, estão sendo estudados, colocados em prática e questionados;

O foco em experiência do cliente, tão usado nos softwares inovadores, também será vital para os processos de comex, ou seja, os executivos querem ver suas operações sendo executadas de forma única, visual, com baixos custos, riscos e tempo;

A mudança comportamental dos consumidores foi afetada depois da pandemia de COVID-19, e as empresas que ainda não integraram seus canais físicos e online tendem a perder espaço no mercado.

Para finalizar, reforço que planejar e executar essas estratégias é algo complexo e que requer apoio de fornecedores ágeis e resilientes. Nesse sentido, é preciso, sobretudo, um alinhamento com esses direcionamentos e tendências, respeitando as regras de compliance e as diretrizes corporativas de cada Importador, Exportador ou Prestador de Serviços de comex.

*Alexandre Gera é founder e CEO do DigiComex. O executivo conta com mais de 25 anos de experiência no segmento de softwares de comex, incluindo passagens pela Vastera (ex Bergen), Softway (atual Thomson Reuters) e Sonda IT com o aplicativo SAP-CE.

Sobre a DigiComex

Fundado em 2020 pela Consultoria Geravalor, o DigiComex é um orquestrador digital e software de gestão para comércio exterior. Contempla soluções como a conexão de todos os tipos de sistemas e arquivos, sejam eles ERPs internos, de clientes, parceiros comerciais ou quaisquer outros para que todas as informações sejam concentradas e convergidas digitalmente em dashboards parametrizáveis, podendo ser exibidos em celulares e tablets. Além disso, possui módulos de gestão, em que são parametrizadas funcionalidades que são interligadas entre si e com os sistemas externos e/ou de terceiros. Com isso, é possível criar um contexto inédito de gestão única e moldada para a realidade e o futuro de cada negócio, atendendo, de maneira rápida, exata e acessível, às demandas voláteis e rápidas do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto