Logo
Imprimir esta página

Fintechs de crédito: entenda as modelos de negócio e as suas vantagens

Especialista explica os principais modelos de negócios e para quem se destinam

O ecossistema de fintechs é cercado de boas e inovadoras ideias, soluções disruptivas e estratégias de sucesso. Mas talvez poucas sejam tão engajadas nessas frentes quanto aquelas que viabilizam crédito. Seja por meio da inteligência artificial, big data ou blockchain, essas empresas têm trazido resultados arrojados para resolver questões antigas de empreendedores ou mesmo de pessoas físicas.

As fintechs de crédito são aquelas que atuam com operações de empréstimo (ofertas de recursos sem destinação específica) e financiamento (ofertas de capital com destinação específica) para a compra de veículos ou imóveis, por exemplo. Segundo levantamentos recentes, o Brasil tem aproximadamente 250 fintechs de crédito, seja no modelo de consórcio, P2P (que permite que indivíduos se conectem diretamente entre si para a oferta e obtenção de crédito), antecipação, marketplace e de oferta direta.

Os principais modelos de negócio

Essa categoria de fintech é dividida em três principais modelos de negócio: correspondentes bancários, sociedades de crédito direto e sociedades de empréstimo entre pessoas. “Os correspondentes bancários são plataformas que atuam como ‘representantes’ de outras instituições financeiras na oferta de crédito, submetendo-se às condições de contratação definidas por essas instituições”, explica Fabiano de Melo Ferreira, advogado, professor e head da área de Fintechs do Baptista Luz Advogados. “Elas não dependem de autorização do Banco Central do Brasil, mas precisam estar vinculadas contratualmente a uma instituição financeira”.

Já as sociedades de crédito direto (SCD) são plataformas digitais que oferecem crédito por meio da utilização de recursos próprios, o que significa que não podem captar recursos do público. “As sociedades de crédito direto dependem de autorização prévia do Banco Central, sendo que atualmente temos pouco mais de 50 SCDs autorizadas no país”, comenta o advogado.

Assim como a anterior, as sociedades de empréstimo entre pessoas (SEP) são plataformas digitais que também precisam de autorização do Banco Central e somam cerca de 10 autorizadas no país. “Essas são plataformas que oferecem crédito por meio do modelo P2P, sem utilizar recursos próprios e, portanto, sem assumir riscos no fluxo financeiro”, explica Fabiano.

Vantagens do modelo

A vantagem na contratação de fintechs de crédito está no menor custo e burocracia para obtenção do crediário, já que em geral esse tipo de empresa busca atingir um público que não é devidamente atendido pelos bancos tradicionais. O crescimento do número de fintechs, aliás, tem promovido uma concorrência saudável no setor, fazendo com que instituições tradicionais simplifiquem seus serviços e reduzam custos.

De todo modo, são instituições sujeitas a regulamentação específica do Banco Central, e por isso seguem padrões mínimos de segurança e transparência.

Para quem se destina?

O principal público-alvo dessa categoria de serviço é a parcela da população (empreendedores ou não) que, por diversas razões, tenha dificuldade de acesso ao crédito junto às instituições tradicionais, mas que tenha familiaridade na utilização de ferramentas tecnológicas, sem contato presencial. “É importante lembrar que em muitos casos o tomador do crédito deverá oferecer garantias específicas, dependendo do risco assumido pela instituição que oferecer o empréstimo ou financiamento”, finaliza o advogado.

Sobre o Baptista Luz Advogados

O Baptista Luz foi fundado em 2004 e se notabilizou, ao longo desses anos, por sua profunda expertise nos setores que envolvem aceleradoras de investimentos, mercado financeiro e de capitais, investidores-anjo, venture capital, startup, fintechs, mobile, e-commerce, publicidade e cosméticos.

A sua banca é focada em Direito Empresarial, com ênfase em Direito Societário, Direito Tributário, Direito Trabalhista e Direito Público. Entre as áreas de atuação destacam-se: compliance & ética corporativa, contratos empresariais, fusões e aquisições, mercado financeiro e de capitais, transações de tecnologia, privacidade e proteção de dados, mídia & publicidade, planejamento sucessório e família, contencioso e resolução de conflitos, entre outros.

O escritório conta com mais de 140 profissionais, que atuam nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto