Logo
Imprimir esta página

Banco Original :: Copom - Comentários do time econômico

Marco Caruso

Lisandra Barbero

Conforme o esperado desde a fala do presidente Roberto Campos Neto semana passada, o banco central elevou a Selic em 1 ponto percentual (p.p.), agora em 6,25% ao ano.

O maior desafio desse comunicado era contemplar essa sinalização com a piora nas projeções de inflação que alimentavam a chance de uma aceleração no ritmo de alta nessa reunião.

De modo geral, o documento nos passa um recado de maior cautela com os riscos dovish – leia-se, riscos que indiquem a necessidade de um juro de final de ciclo menor:

Há uma maior preocupação com o cenário externo, mesmo que siga “favorável para países emergentes”.
Não deram grande peso para a surpresa negativa com o PIB do 2T21, mas destacam a necessidade de obter “mais informações sobre o estado da economia”, o que lemos como uma preocupação com as revisões negativas para o PIB de 2022.
Suas projeções de inflação para 2022 vieram em linha com nossa expectativa, mas seguem bem abaixo das estimativas do mercado e a nossa (hoje em 4,1%)
Suas projeções de inflação para 2023 permaneceram na meta, mas por conta da manutenção da bandeira vermelha 2 até lá.
Mesmo ao discutir a piora de preços de bens industriais e serviços, o comitê faz questão de citar que “deve persistir no curto prazo” e que “já era esperada”.

Mesmo ao citar a necessidade de entender o “grau de persistência dos choques”, a interpretação pode ser dupla: de uma maior preocupação com algo que deveria ser temporário, mas se sustenta há meses, mas, também, de alguma chance de desaceleração à frente (commodities e IGPs?).

Por fim, o principal contraponto hawkish – argumentos que sugiram mais juros –, está na passagem que cita que o aperto monetário deverá avançar no “território contracionista”. O colegiado já afirmava que os juros atingiriam patamares acima do neutro, então o parágrafo sugere uma taxa final maior do que a contemplada anteriormente. Além disso, o tom adotado indicaria que o plano de fazer “o que for necessário” para levar a inflação ao centro da meta teria sido transferido do ritmo por reunião (quão rápido ele deveria ser o ajuste para tanto?) para o ponto final dos juros (quão mais alto eu preciso elevar os juros até a convergência?).

Com isso, não vemos motivos para alterar, hoje, nossa expectativa de Selic em 8,0% ao final de 2021 e 2022, mas aguardaremos a Ata dessa reunião para melhor entender a postura do Copom daqui para frente. O comunicado foi explícito sobre a intenção para a próxima reunião, uma nova alta de 1 p.p., mas a partir de dezembro o jogo parece mais aberto.

Disclaimer: Antes de contratar qualquer produto de investimento, confira sempre se é adequado ao seu perfil. Em caso de dúvidas, fale com nossos especialistas. Este material não configura análise de valores mobiliários nem tem como finalidade a recomendação para compra ou venda de nenhum produto de investimento específico. Este material tem caráter meramente informativo, com dados de mercado disponíveis publicamente e não necessariamente reflete a opinião do Banco Original sobre performance ou projeção de ativo ou mercado mencionado no texto, de modo que não deve ser utilizado como base para tomada


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto