Logo
Imprimir esta página

Especialista ensina como economizar gasolina

Entre as dicas, é importante dirigir com suavidade, manter a manutenção do automóvel e calibragem dos pneus em dia

Com o preço da gasolina em alta é preciso colocar em prática todas as dicas para economizá-la. Afinal de contas, encarar o posto de gasolina atualmente é assustador, principalmente para quem depende exclusivamente do carro para trabalhar e fazer as tarefas do dia a dia. Quer saber como economizar gasolina? O professor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Clayton Barcelos Zabeu, lembra que alguns cuidados diários podem amenizar o consumo de combustível, principalmente exercitando a melhor dirigibilidade.

“Para um veículo com motor a gasolina/etanol convencionais, com transmissão manual, é aconselhável que sejam empregadas as marchas mais altas, desde que compatíveis com a velocidade de condução, o que faz com que o motor entregue a mesma potência necessária para a condução, porém em uma rotação menor. Se o motorista estiver conduzindo o veículo a 30 km/h, por exemplo, um menor consumo de combustível seria obtido se o automóvel estiver na 3ª marcha engatada do que na 2ª marcha”, afirma o engenheiro.

O especialista ainda lembra que há veículos que contam com os indicadores de mudança de marcha no painel de instrumentos. “Esses indicadores informam ao usuário qual o momento ideal de troca de marcha a fim de permitir uma condução mais econômica. Entretanto, o condutor deve evitar acelerações bruscas. A condução mais “suave”, com o motor trabalhando entre 1.500 e 3.000 rpm, sem grandes pisadas agressivas no pedal do acelerador, tende a reduzir o consumo de combustível urbano. Além disso, é extremamente importante manter a manutenção do carro regular”, lembra Barcelos.

A manutenção inadequada, como filtro de ar extremamente restritivo, velas de ignição usadas além de seu limite (folga entre eletrodos excessiva), falha em sonda de oxigênio (sonda lambda), desregulagem de convergência de pneus são os problemas mais usuais. “A pressão baixa dos pneus é bastante comum. Por isso, é importante sempre a recomendação do fabricante do veículo/pneu. O uso do condicionador de ar também impacta no consumo de combustível. Um veículo com o ar condicionado ligado consumirá mais combustível do que desligado.

Mais dicas:

Não carregar peso desnecessário no veículo. Massa adicional representa maior necessidade de potência do motor e, consequentemente, maior consumo de combustível;
Alinhamento de suspensão, pressão de pneus, regulagem adequada de freios (lonas não “tocando” nos tambores);
Não “descansar” o pé no pedal do freio;
Não ser agressivo nas acelerações;
Usar a indicação de troca de marchas (quando presente);
Manutenção de filtros de ar, de óleo lubrificante (usar óleo de viscosidade recomendada pelo fabricante), velas de ignição e regulagem de válvulas de admissão e escapamento em dia.

“Todas as dicas também servem para os carros automáticos. Ao se pisar fundo e bruscamente no pedal do acelerador, os sistemas de controle reagem como se o motorista quisesse efetuar uma manobra de aceleração brusca, o que ocasiona uma redução de marcha (o famoso kick-down do acelerador). Ao reduzir a marcha de engrenamento, ocorre um aumento de velocidade do motor e, usualmente, um aumento de consumo de combustível para a mesma potência entregue na roda”, completa o especialista.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e agora também na área de Tecnologia da Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto