Logo
Imprimir esta página

Investimentos: como fazer seu dinheiro render em tempos de crise

A recente crise política vivida no Brasil chega para agravar o cenário econômico, que já não estava indo muito bem, com uma taxa de desemprego em 14,7%, inflação perto dos 10% e desvalorização do Real. A instabilidade política e econômica coloca o mercado em turbulência, afasta os grandes investimentos no país e gera insegurança entre os pequenos investidores. Será que é hora de investir?

Desconfiados e com receio de perder suas economias, muitos preferem não arriscar e deixam de investir. Um comportamento compreensível e natural considerando o histórico de altos e baixos do país. Mas ao optar por simplesmente guardar o dinheiro, para protegê-lo, há o risco de perder dinheiro para a inflação. Qual a saída?

Primeiro é preciso desconstruir esta imagem de que em tempos de crise não é hora de investir. Ao entender como funciona o mercado financeiro, as opções de investimentos e suas características, você vai descobrir que é possível sim multiplicar o seu dinheiro mesmo em momentos de crise.

O aumento da taxa de juros é um mecanismo utilizado para conter a inflação, a grande vilã das crises econômicas. E é esta alta dos juros que torna o mercado de renda fixa mais atrativo. Quando a taxa Selic aumenta, os investidores em renda fixa, como CDBs, tendem a ganhar mais.

As ações são outra boa opção de investimento em tempos de crise. Quando o mercado está inquieto, nem todos os investidores têm sangue frio para aguardar a situação melhorar e acabam vendendo seus ativos a preços mais baixos. É o momento de investir. Mas lembre-se que ao investir na Bolsa quando o mercado está em baixa é preciso ter paciência e aguardar a economia melhorar para ter o retorno das suas aplicações.

Investir em dólar também pode ser uma boa opção, desde que a projeção de alta em relação ao Real se mantenha.

Você planeja comprar um imóvel? Saiba que há grandes oportunidades no mercado imobiliário por conta dos estoques de imóveis novos em alta. Para diminuir os estoques, as incorporadoras tendem a oferecer descontos mais vantajosos.

É sempre bom lembrar que tão importante quanto entender as opções de investimentos que o mercado oferece, é conhecer o seu perfil investidor. Suas aplicações devem estar alinhadas com o seu perfil investidor para evitar frustrações e riscos inesperados. Nem sempre os investidores, principalmente os iniciantes, estão preparados financeira e psicologicamente para os imprevistos do mercado.

Rogério Araújo é gestor e consultor financeiro, especialista em investimentos e fundador da Roar Educacional Consultoria


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto