Logo
Imprimir esta página

No 2º trimestre, aumenta ocupação e taxa de desocupação fica relativamente estável no estado de São Paulo

Foram gerados 478 mil postos de trabalho

Estudo do Seade com base em dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Continua – Pnad- Continua, do IBGE, mostra que a força de trabalho foi estimada em 24,5 milhões de pessoas no 2º trimestre de 2021, com aumento de 2,2% em relação ao trimestre anterior.

O número de ocupados (20,9 milhões de pessoas) cresceu 2,3% (478 mil) entre o 1º e o 2º trimestres. Houve aumento nos serviços (351 mil), no comércio (75 mil), nos serviços domésticos (70 mil) e na construção (60 mil), em contraposição ao decréscimo na indústria (-53 mil) e na agricultura (-44 mil).

No estado, estima-se que 3,5 milhões de pessoas estavam desocupadas no 2º trimestre. A taxa de desocupação permaneceu relativamente estável (de 14,6% para 14,4%) e a taxa composta de subutilização da mão de obra diminuiu de 25,9% para 25,1%.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o número de ocupados foi estimado em 10,2 milhões, com crescimento de 3,0% (297 mil) em relação ao trimestre anterior. Esse resultado deveu-se ao aumento nos serviços (274 mil), nos serviços domésticos (70 mil), no comércio (27 mil), na agricultura (14 mil) e na construção (11 mil), registrando-se redução na indústria (-112 mil).

Já no interior e litoral, o número de ocupados aumentou 1,7% (182 mil) entre o 1º e o 2º trimestres. Houve crescimento nos serviços (77 mil), na indústria (59 mil), na construção (49 mil) e no comércio (48 mil), com redução na agricultura (-59 mil).

Entre o 1º e o 2º trimestres de 2021, o rendimento efetivo médio dos ocupados retraiu-se em 9,4% e o habitualmente recebido médio declinou 2,6%.

Emprego formal no 2º trimestre

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no 2º trimestre de 2021, foram gerados no estado de São Paulo 187.324 postos de trabalho. Na comparação com o 2º trim. de 2020, houve acréscimo de 769.081 postos.

Por setores da economia, houve acréscimos na construção (1,7%), na indústria (1,1%), nos serviços (1,4%), no comércio (1,5%) e na agricultura, pecuária e pesca (5,6%).

No segundo trimestre, houve saldos positivos em todas as regiões do estado com destaque para a Região Metropolitana de São Paulo (92.771), RAs de Campinas (31.590), Sorocaba (12.419), Central (8.081) e Ribeirão Preto (7.290).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto