Logo
Imprimir esta página

Comércio de SP: confiança do empresário subiu 10,91% em julho, mostra pesquisa da FECAP

O IFECAP, índice da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) registrou alta de 10,91% na confiança do empresário do comércio do estado de São Paulo no mês de julho, quando comparado com junho de 2021.

O Índice Geral registrou 135,26 pontos, na série sem ajuste sazonal. Todos os indicadores se encontram acima dos 100 pontos, o que indica otimismo.

O Índice Momento Atual apresentou alta de 13,64%, na comparação com o mês anterior, registrando 129,15 pontos. O resultado foi influenciado pelas vendas e encomendas, 11,33% (126,46 pontos) e 15,85% (122,51 pontos) acima do verificado em junho de 2021, respectivamente.

A situação geral dos negócios (+13,89%), também melhorou quando comparado com o mês anterior, atingindo 138,49 pontos.

Com o avanço da vacinação, sendo São Paulo o primeiro estado a vacinar (com uma dose) metade da população contra COVID-19, um maior movimento de clientes pôde ser visto nos comércios paulistas. Mas, apesar da recuperação econômica, o desemprego continua em alta, abrindo espaço para a volta dos camelôs na Av. Paulista, Brás e 25 de Março, que aproveitam a passagem de clientes nestas regiões de comércio, trabalho e lazer.

Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou alta, na comparação com o mês anterior (+7,45%), registrando 144,42 pontos. Os resultados do Índice Futuro se devem as expectativas de vendas para os próximos três meses, com alta de 9,05% (151,03 pontos), quando comparamos com o mês anterior. As expectativas de encomendas futuras tiveram uma alta de 5,75% (quando comparado com junho de 2021), alçando 137,80 pontos.

De acordo com o comunicado de 21 de julho do Governo do Estado de São Paulo, 288 municípios não apresentaram novas mortes por COVID-19 na última semana, esses dados não só refletem os resultados da vacinação, mas também indicam o caminho para nova flexibilizações. Mesmo com a variante delta, o vice-governador disse que "não há expectativa" de mudar o planejamento de encerrar a atual fase de transição em 31 de julho. As novas medidas melhoram as expectativas dos empresários, que esperam aumento da capacidade de ocupação dos estabelecimentos.

ENTENDA A PESQUISA

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP - Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

Todas as pesquisas do Instituto de Finanças FECAP podem ser conferidas no link: https://www.fecap.br/pesquisa-iff-ifecap/

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto