Logo
Imprimir esta página

Como identificar o perfil do investidor?

*Por Guilherme Ammirabile

O primeiro impulso das pessoas que estão iniciando no universo do mercado financeiro é sair investindo naquilo que está “mais em alta”. Porém, há vários riscos por trás dessa ação, como a perda do dinheiro investido em pouco tempo.

Desta forma, é importante que os investidores preencham um questionário com perguntas, chamado de suitability - que é obrigatório para todos os clientes, independente do perfil. Essa sequência de perguntas leva em consideração o nível de conhecimento sobre investimentos, o objetivo e o prazo que pretendem deixar o recurso investido e a reação caso os investimentos tenham um retorno negativo, por exemplo.

Para cada questão existem algumas opções de respostas, que geram uma pontuação no final, o “score”, mostrando assim o perfil do investidor, que pode ser conservador, moderado ou agressivo.

Riscos de cada perfil

Atualmente, na XP Investimentos há três tipos de investidores: conservador, moderado e agressivo.

O acesso aos produtos para aqueles que têm perfil conservador é bem restrito, podendo investir apenas em alguns títulos de renda fixa, isso porque esse perfil não admite tomar riscos, coloca a segurança em primeiro lugar. Já o prazo e o tipo de ativo investido são levados em consideração, pois mesmo na renda fixa, pode existir uma oscilação nos preços.

Já o perfil moderado tem uma gama de produtos um pouco maior, quando comparado ao conservador, pois há um entendimento que há um certo nível de risco aceito pelo cliente que busca um retorno acima da média. Os fundos multimercados e ações estão entre o leque de opções.

Por último, o tipo agressivo é aquele que tem mais conhecimento e mais apetite ao risco. Tem acesso a todos os produtos, inclusive os derivativos como as opções - que podem servir como um instrumento de proteção para a carteira de ações. Quando o investidor preenche o formulário como agressivo, ele está em busca de retornos maiores.

Para ilustrar a importância de descobrir o perfil ideal para cada investidor, imagine a seguinte situação: Erick tem 47 anos, é engenheiro de produção e acabou de abrir uma conta querendo investir em ações, pois um amigo opera neste mercado.

Ao preencher o suitability, o resultado foi moderado. Ele refez para que pudesse ter acesso a todos os produtos, ao refazer o perfil chegou em agressivo.

Na primeira operação na bolsa de ações que Erick comprou caiu, nada exorbitante, mas ele se apavorou e vendeu tudo para não perder mais. Esse é o caso típico de cliente que não tem perfil agressivo, porém, quer surfar na onda dos outros e acaba não conseguindo seguir em frente.

Atenção com os “gurus da internet”

No momento em que vivemos, surgiram muitos "gurus'' da internet que costumam contar histórias lindas sobre lucratividade, mas na vida real é outra coisa. O maior dos problemas é investir em algo sem saber dos riscos, pois existe a volatilidade, os riscos e os produtos específicos para cada tipo de investidor.

Alguns “gurus” começaram a promover discursos sobre rentabilidade em curto prazo, sem ter estudo ou certificações profissionais oferecidas pela ANBIMA ou ANCORD, adequadas para exercer a função de consultor ou assessor de investimentos.

Ter uma assessoria de profissionais credenciados é crucial, tanto para aquelas pessoas que estão no começo, quanto para os mais experientes. Não existe mágica no mercado financeiro. É imprescindível esquecer promessas de rentabilidade, enriquecimento fácil e operações lendárias que tornaram as pessoas ricas. Isso é extremamente raro, quando não contam com a sorte.

*Guilherme Ammirabile é assessor de investimentos da iHUB Investimentos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto