Logo
Imprimir esta página

Gastos em condomínios aumentam mais de 20% em 1 ano de pandemia

Gastos em condomínios aumentam mais de 20% em 1 ano de pandemia - Divulgação Gastos em condomínios aumentam mais de 20% em 1 ano de pandemia - Divulgação

Administradora digital Condofy relaciona alta a uso mais intenso de interfones, campainhas e elevadores

A pandemia impactou todos os aspectos da nossa vida, desde o social ao profissional, e as medidas para conter o avanço da Covid-19 levaram as pessoas “de volta para casa”. Literalmente. Com o home office, o isolamento social e o confinamento, os moradores precisaram se adaptar para passar mais tempo em casa. Essa nova realidade fez com que as instalações dos condomínios fossem mais utilizadas. Segundo a administradora digital Condofy, houve um aumento no uso de interfones, campainhas, e elevadores, o que gerou alta na demanda por manutenção predial aumentando, assim, alguns gastos.

“Com a pandemia passamos a pedir mais delivery. Com isso, as entregas dispararam, assim como o uso do interfone, por exemplo. Estar mais tempo no condomínio também significa usar mais as áreas e instalações comuns, água e energia elétrica”, afirma Bruno Cordeiro, CEO da startup. Um levantamento da Secovi-SP confirma isso: o Índice de Custos Condominiais na Região Metropolitana de São Paulo registrou alta de 7,99% na variação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2020 a janeiro de 2021). No mesmo período, a manutenção de equipamentos acumulou alta de 25,71% e os valores com conservação e limpeza, 22,60%.

Além dos custos, os condomínios registraram mais problemas com ruídos de vizinhos, barulho de obras e outras reclamações. Por se tratar de um momento delicado também financeiramente, com muitas famílias impactadas por reduções no salário ou desemprego, a inadimplência se tornou um receio. Para se antecipar a isso, Cordeiro afirma que a Condofy auxiliou os condomínios que administra a adotarem medidas preventivas, como o uso do fundo de reserva para melhorias necessárias nesse momento e aprovação de cotas extras para evitar a inadimplência e manter as contas condominiais sem aumento de taxas.

"Durante alguns meses havia a expectativa de não saber ao certo como as coisas ficariam e como as pessoas iriam se comportar com tudo que estava acontecendo. Hoje, os prédios onde a Condofy atua já aceitam essa nova realidade e adotaram medidas permanentes, como fazer reserva para o uso das áreas comuns como piscinas e academias e limitar o número de pessoas para determinados espaços”, revela.

Obras nos apartamentos

Além das questões de condomínio, o confinamento também implicou na adaptação da casa para trabalhar e estudar. Isso levou ao aumento de obras dentro das casas. Segundo a Condofy, houve uma alta de 20% no número total de obras realizadas por seus clientes nos últimos seis meses.

Cordeiro afirma que, nos prédios que a startup atende em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, os principais pontos de manutenção foram para infraestrutura ligada à tecnologia e a transmissão de dados - já que, para conseguir trabalhar remotamente, a primeira coisa que os moradores precisaram se preocupar foi em aumentar a velocidade da internet.

"Foram poucas as obras de reforma de estrutura, com quebra de paredes, por exemplo. A maioria foi mesmo com adaptações na parte elétrica, imobiliária, infraestrutura nos canais de energia e internet. Estamos mais em casa, então é preciso fazer com que tanto o lar quanto o condomínio se tornem mais prazerosos para que possamos enfrentar as dificuldades desse momento da melhor maneira possível", completa e finaliza o especialista.

Sobre a Condofy

A Condofy é uma administradora de condomínios que, através de sua plataforma digital, usa tecnologia de ponta e processos inteligentes para oferecer um modelo novo de administração, fundamentado em praticidade, eficiência e sustentabilidade. Fundada em 2018, a startup oferece todos os serviços de administração condominial tradicionais (contas a pagar e a receber, folha de pagamento, fiscal e jurídico) em um só lugar, de maneira 100% digital, sem a necessidade de utilização de papel ou documentos físicos, com uma economia de até 50% nos custos diretos de administração. Além disso, oferece soluções para convivência entre moradores, ajudando a criar uma verdadeira comunidade entre vizinhos.

Sobre Bruno Cordeiro

Formado em Administração de Empresas e com MBA em Project Management pela FGV, Bruno Cordeiro é founder e CEO da Condofy, plataforma digital de gestão de condomínio criada após sua experiência como síndico do prédio onde morava. O executivo conta com passagens por empresas multinacionais de grande porte. Trabalha há mais de 20 anos no mercado de tecnologia em projetos de Inteligência Artificial, design de processos de negócios e análise avançada, entre outros. Bruno acredita na modernização da administração de condomínios através de um serviço digital que pode gerar praticidade, economia e sustentabilidade.

Sobre a Condofy

A Condofy é uma administradora de condomínios que, através de sua plataforma digital, usa tecnologia de ponta e processos inteligentes para oferecer um modelo novo de administração, fundamentado em praticidade, eficiência e sustentabilidade. Fundada em 2018, a startup oferece todos os serviços de administração condominial tradicionais (contas a pagar e a receber, folha de pagamento, fiscal e jurídico) em um só lugar, de maneira 100% digital, sem a necessidade de utilização de papel ou documentos físicos, com uma economia de até 50% nos custos diretos de administração. Além disso, oferece soluções para convivência entre moradores, ajudando a criar uma verdadeira comunidade entre vizinhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto