Logo
Imprimir esta página

Em um ano de incerteza econômica, downloads de aplicativos financeiros crescem 15% para 4,6 bilhões de downloads em 2020

O novo relatório da Liftoff em conjunto com a App Annie revela que os consumidores gastaram 16,3 bilhões de horas a mais usando aplicativos de finanças ano após ano

A Liftoff, líder em marketing mobile para aplicativos, lançou hoje seu relatório anual de aplicativos financeiros mobile em parceria com a plataforma de dados e análises App Annie.

A pandemia global de COVID-19 gerou um ano de intensa incerteza econômica, fazendo com que os usuários recorressem cada vez mais aos dispositivos móveis para ajudar a compreender sua situação financeira. O relatório deste ano fornece uma visão crucial sobre o envolvimento de aplicativos mobile de finanças, desde o tipo e custo da atividade em aplicativos, até diferenças geográficas nos hábitos de uso do consumidor em meio a um ano de incerteza financeira global.

O relatório analisou 57 bilhões de impressões de anúncios, 81 milhões de cliques, com aproximadamente 12 milhões de instalações de aplicativos e 20 milhões de eventos em 188 aplicativos durante todo o ano de 2020. Os resultados podem ser observados abaixo.

Em meio à incerteza econômica, 2020 registrou 4,6 bilhões de novos downloads de aplicativos financeiros

A demanda por aplicativos financeiros aumentou em categorias como: investimentos, bancos, transferências de dinheiro e ajuda governamental. Os aplicativos financeiros foram baixados 4,6 bilhões de vezes em 2020 (um aumento de 15% ano a ano). Durante o mês de abril os downloads tiveram um pico e aumentaram em todo o mundo, com paralisações generalizadas do comércio, houve ainda um segundo aumento no engajamento dos usuários no final do ano. O tempo gasto nesses aplicativos também aumentou drasticamente: 16,3 bilhões de horas a mais foram gastas em aplicativos financeiros em 2020, um aumento de 45% ano a ano. Notavelmente, os usuários adotaram os aplicativos de fintech com muito engajamento, nos Estados Unidos e em outras regiões o desempenho de aplicativos classificados como fintech superam até mesmo os melhores aplicativos bancários por um fator de até 10,8x. Aplicativos de investimento e negociação como o Robinhood já estavam entre os aplicativos de finanças mais baixados em todo o mundo, visto que muitos consumidores começaram a realizar negociações de Day Trading na era COVID.

Essa tendência foi particularmente elevada nos Estados Unidos, os usuários de dispositivos móveis dos EUA gastaram 135% mais tempo nos cinco principais aplicativos de investimento e negociação em 2020 em comparação com 2019. Canadá e México estiveram um pouco atrás, com um aumento de 115% no tempo gasto, e a Coreia do Sul viu o maior aumento na região Ásia-Pacífico (APAC), com 120% de crescimento. Na verdade, esse interesse não era exclusivo de nenhuma região - o tempo global gasto nesses cinco principais aplicativos cresceu 55% ano a ano.

Na América do Sul, Brasil e Argentina mostraram o maior crescimento no número de downloads de aplicativos financeiros, com 75% e 90% respectivamente em comparação com 2019. Os brasileiros também se mostraram mais engajados com aplicativos financeiros em 2020, as horas de uso dentro destes aplicativos subiram aproximadamente 65% comparado com 2019, porém, diferente de outros países, bancos tradicionais ainda performam melhor do que Fintechs em solo brasileiro.

“As Fintechs estão em crescimento exponencial no Brasil. Elas estão conseguindo reter, cada vez mais e por mais tempo, a atenção dos brasileiros. Oferecendo produtos e vantagens diferenciadas, como o Cashback, as Fintechs estão correndo atrás para alcançar os volumes de instituições financeiras tradicionais”, pontua Antonio Affonseca, General Manager da Liftoff para o mercado brasileiro.

Outro grande destaque fica por conta do pagamento do Auxílio Emergencial, o benefício é solicitado e normalmente pago através de aplicativos criados pela Caixa Econômica Federal. Os aplicativos voltados ao benefício foram os mais baixados da categoria pelos brasileiros.

“A pandemia de COVID-19 e a incerteza financeira causada pela crise resultaram em usuários gastando muito tempo em aplicativos financeiros ao longo de 2020, e mais dispostos a executar transações in-app, com taxas de até 25,1%”, explicou Mark Ellis, CEO e cofundador da Liftoff. “Com muitas pessoas explorando novos interesses financeiros, os profissionais de marketing podem querer considerar táticas que ofereçam recursos para usuários iniciantes, incentivando a retenção e aumentando a confiança nas ações no aplicativo.”

Em um mundo pós-IDFA, o Android oferece grandes oportunidades para profissionais de marketing de aplicativos financeiros.

O iOS tem sido historicamente uma escolha confiável para o mercado mobile, com altas receitas e taxas de retenção geralmente altas em todos os setores. Contudo na categoria de aplicativos financeiros, o Android parece ser a plataforma a ser batida, com seu desempenho em 2020 ofuscando o do iOS. O desempenho da plataforma na categoria de aplicativos financeiros superou o iOS em 2020, com um custo por instalação variando de 4,5 a surpreendentes 7x mais barato do que o iOS. Ao mesmo tempo, os usuários Android têm duas vezes mais chances de conversão. Com o fim do IDFA no horizonte e muitos profissionais de marketing considerando suas opções para gerar o máximo valor com seus esforços de marketing, o Android oferece aos aplicativos financeiros uma oportunidade valiosa.

Para saber mais sobre a Liftoff e ver o relatório completo clique aqui

Metodologia

O relatório de tendências de aplicativos móveis Liftoff 2021 é baseado em uma análise de dados internos no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020, incluindo 57 bilhões de impressões em 188 aplicativos móveis, 81 milhões de cliques, 12 milhões de instalações e 20 milhões de eventos iniciais. Além disso, o relatório analisa as principais tendências e métricas que afetam a aquisição, o envolvimento e a retenção do usuário por mês, plataforma, região (APAC, EMEA, LATAM e América do Norte), e explora o tempo gasto por sessão de aplicativo. Para este relatório, a Liftoff fez parceria com a App Annie para fornecer uma compreensão mais profunda das principais tendências que os profissionais de marketing devem considerar à medida que desenvolvem estratégias para atingir territórios, definir públicos e criar experiências consistentemente relevantes que envolvam os usuários - e os façam voltar caso necessário.

Sobre a App Annie

App Annie é a plataforma de dados e análise móvel mais confiável do setor. A missão da App Annie é ajudar os clientes a criar experiências móveis de sucesso e alcançar a excelência. Fundada em 2010, a empresa lançou a primeira solução de dados do mercado móvel. Em 2019, a App Annie adquiriu a Libring, uma plataforma de oferta de monetização e gastos com publicidade. Juntas, essas soluções constituem a plataforma de desempenho móvel mais completa do setor. Mais de 1.100 clientes corporativos e 1 milhão de usuários registrados em todas as regiões e setores contam com a App Annie para conduzir seus negócios móveis. A empresa está sediada em San Francisco com 12 escritórios em todo o mundo.

Sobre a Liftoff

A Liftoff é uma plataforma completa de marketing de aplicativos mobile que ajuda as empresas a adquirir e reter usuários de alta qualidade em escala. A Liftoff usa inteligência de previsão e ML imparcial para encontrar usuários engajados em escala para profissionais de marketing de aplicativos mobile, com testes criativos para fornecer a experiência de anúncio mais envolvente e um modelo de custo por receita exclusivo para otimizar as metas de LTV. A Liftoff tem orgulho em ser um parceiro de longo prazo para anunciantes de marcas líderes e editores de aplicativos desde 2012. Sediada em Redwood City, a Liftoff tem uma presença global com escritórios em Nova York, São Francisco, Seattle, Berlim, Londres, Paris, Cingapura, Seul, e Tóquio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto