Logo
Imprimir esta página

O que o lojista precisa saber sobre o Registro de Recebíveis

O que o lojista precisa saber sobre o Registro de Recebíveis

O Registro de Recebíveis ou "Balcão de Recebíveis" é esperado pelos lojistas desde a Resolução nº 4.734 publicada pelo Banco Central em 2019 e promete entrar em vigor em 7 de junho.

A normativa estabelece que toda compra, seja ela no débito ou no crédito, por meio das maquininhas ou de forma online, as adquirentes e as subadquirentes deverão registrar essa transação nas registradoras, que são entidades autorizadas a operar pelo Banco Central e atuam de forma independente dos demais participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A novidade é bem vista pelo mercado já que as compras com cartões de crédito somaram R﹩ 2 trilhões em 2020 e para este ano, a previsão é que o setor movimente R﹩ 2,38 trilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões (Abecs).

Segundo Fabio Gerber Khatcherian, Head Comercial da Braspag, empresa do grupo Cielo, líder em soluções de pagamentos para e-commerce na América Latina, a medida promete trazer liberdade aos lojistas de todos os tamanhos, que poderão ter soluções mais flexíveis de acordo com as suas agendas de recebimentos, e claro, possibilidades de impulsionar seus negócios.

O executivo listou alguns benefícios que "balcão" traz:

Liberdade: os empreendedores podem antecipar os valores de suas vendas realizadas no cartão de crédito ou débito com qualquer credenciadora, banco OU FIDIC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) por exemplo, independentemente de qual adquirente foi utilizada no momento da transação.

Juros mais baixos: os lojistas poderão pleitear antecipação de seus créditos com juros menores, trazendo para o mercado incremento na competição, transparência e segurança nas operações.

Acesso ao crédito: as empresas poderão também utilizar seus recebíveis como garantia para conseguir empréstimo, mantendo capital de giro ou equilibrando o fluxo de caixa. Isso trará mais poder de negociação, já que poderão transacionar esses ativos com outros bancos, abrir seus recebíveis para outras empresas e negociá-los da maneira que achar mais vantajoso.

Liquidez: a antecipação pode transformar as contas a receber em capital de giro imediato com o recebimento em média de 3 dias.

Apesar de tantos benefícios o lojista precisa se planejar ao utilizar sua agenda de recebíveis, pois a antecipação consome parte dos lucros com taxas aplicadas a cada pedido. Para não prejudicar a saúde financeira do negócio, é necessário realizar uma análise profunda e garantir também que a gestão não esteja mascarando algum problema financeiro da empresa com o uso contínuo desse tipo de crédito.

Uma das soluções de pagamento ofertadas pela Braspag, que também atua como subaquirente (100% Cielo) e está apta para o registro das transações no Balcão de recebíveis, é o Split de Pagamentos, disponível tanto para o mundo físico como para o online. A solução é utilizada principalmente por lojistas que trabalham com modelo Marketplace.

Sobre a Braspag

Empresa pioneira em meios de pagamento para e-commerce no Brasil, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude e marketplace e com certificação de segurança PCI DSS 3.2 e ISO 22301, que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios. Possui presença direta nos principais países da América Latina. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a Braspag é a única empresa do setor que está formalmente comprometida com o Pacto Global da ONU, mantendo suas estratégias alinhadas aos princípios relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto