Logo
Imprimir esta página

Ministério da Economia moderniza o SINE

Objetivo é promover maior autonomia digital para trabalhadores e empregadores a partir de uma nova forma de processo seletivo. O Ministério planeja ainda disponibilizar novas funcionalidades de intermediação de mão de obra no aplicativo móvel da carteira de trabalho digital

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) acaba de dar mais um passo para tornar mais eficiente o atendimento aos trabalhadores no SINE. A nova ferramenta, que está disponível a partir desta sexta-feira (9/4), foi implementada para aprimorar não só o atendimento no balcão, mas agilizar o processo de redirecionamento do trabalhador para as vagas ofertadas.

A nova ferramenta de suporte, que faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Pasta e a Microsoft, é direcionada aos atendentes dos postos da rede do SINE, que por meio do uso da Inteligência Artificial, poderão oferecer um atendimento individualizado focado nas dificuldades individuais de empregabilidade daqueles que buscam uma (re)colocação profissional, além de prover informações de Inteligência de negócio aos gestores regionais e nacionais do sistema SINE.

O secretário especial da Sepec/ME, Carlos Da Costa, explicou que isso será feito a partir do cruzamento de informações do mercado de trabalho da localidade do trabalhador com as informações contidas nas plataformas digitais do SINE. “Será possível recomendar vagas com características semelhantes a outras que geraram interesse no trabalhador no passado, apresentando informações sobre o comportamento do mercado de trabalho em relação a atividades de interesse ou profissões mais demandadas na localidade,” destacou.

“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia e a Inteligência Artificial têm um enorme potencial para se tornar um dos principais impulsionadores da recuperação e desenvolvimento social e econômico do Brasil. A implementação desse projeto de modernização do SINE, totalmente baseado em IA, reforça o nosso compromisso de longo prazo com o país, que já dura 32 anos, e é um exemplo de como a tecnologia, quando usada da forma correta, pode gerar grandes benefícios para a sociedade”, destaca Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

Além disso, em conjunto com outras ferramentas do SINE, será subsidiado o atendimento remoto de trabalhadores pelos gestores regionais/locais da REDE SINE, realizando o processo de intermediação.

A implantação da plataforma inteligente de orientação profissional nas unidades de atendimento do SINE será realizada gradualmente. O lançamento atenderá inicialmente os entes parceiros do SINE dos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Bahia para que sejam aprimorados os processos de orientação profissional. Em seguida, a plataforma será disponibilizada para os demais estados parceiros e, posteriormente, aos municípios parceiros do SINE.

O Ministério da Economia irá disponibilizar ainda novas funcionalidades de intermediação de mão de obra a partir do dia 16 de abril. Com os novos serviços, acessíveis a partir do portal Gov.br, trabalhadores e empregadores terão maior autonomia durante o processo seletivo a fim de evitar deslocamentos desnecessários do trabalhador e aumentar a assertividade dos encaminhamentos. Está em avaliação a disponibilização de todas essas novas funcionalidades na Carteira de Trabalho Digital.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq "MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto