Logo
Imprimir esta página

Câmbio volátil? Veja dicas para fazer transações em moeda estrangeira em meio às oscilações do mercado

Câmbio volátil? Veja dicas para fazer transações em moeda estrangeira em meio às oscilações do mercado

PMEs e pessoas físicas devem manter a programação ou antecipar operações, orienta a fintech especializada Remessa Online

As pequenas e médias empresas (PMEs) e as pessoas físicas movimentam cerca de R$ 1 trilhão por ano em operações que envolvem transferências internacionais de dinheiro, segundo levantamento feito a partir de dados do Banco Central pela Remessa Online, fintech especializada em remessas e pagamentos internacionais. Uma fortuna movimentada em milhares de pequenas operações de importação e exportação de mercadorias e serviços, aportes feitos por investidores estrangeiros em startups, pagamentos e investimentos internacionais, entre outros.

Quando há forte oscilação no câmbio, como tem ocorrido nas últimas semanas, PMEs e pessoas físicas nem sempre conseguem compreender todas as questões envolvidas nessa volatilidade. O risco, então, é tomar decisões que atrapalhem os negócios.

“A volatilidade dificulta fazer previsões sobre onde a cotação do dólar vai parar. Por isso, pessoas físicas e jurídicas que realizam operações relativamente pequenas não devem ‘pagar para ver’”, orienta Alexandre Liuzzi, economista e diretor de estratégia da Remessa Online.

Desde o início do ano até a última sexta-feira (26), o dólar subiu 10,49%, de acordo com o Banco Central. À frente de uma carteira com 350 mil clientes que realizam transferências internacionais, Liuzzi aconselha manter a programação e evitar qualquer aposta sobre como ficará a cotação do real frente às principais moedas internacionais.

“A experiência recente mostra que momentos como este dificultam o entendimento entre governo e mercado, provocando incertezas que afetam o câmbio. Por exemplo, o Banco Central pode atuar no mercado e vender dólares para tentar segurar uma alta muito expressiva da moeda norte-americana, porém, o efeito é apenas pontual e a tendência de alta pode continuar, dependendo de vários outros fatores no cenário mais amplo, que envolve uma complexidade dificilmente acessível a quem opera individualmente ou em volumes e frequências menores”, completa.

O economista traz algumas dicas de como atuar nesse momento:

● Mantenha as operações já programadas e antecipe aquelas que forem possíveis;

● Evite fazer apostas sobre o câmbio enquanto a volatilidade não passar;

● Tome as suas decisões baseadas em um dólar mais caro no curto prazo.

Sobre a Remessa Online (powered by BeeTech)

A Remessa Online é uma das principais plataformas digitais de transferências internacionais do Brasil, que permite a pessoas e empresas enviar dinheiro para o exterior ou receber valores em moeda estrangeira de forma econômica, rápida, segura e transparente.

Com 1,5 milhão de acessos mensais, a fintech foi criada em agosto de 2016 e, desde então, atendeu a mais de 350 mil clientes, movimentando R$ 11 bilhões em transações efetuadas entre mais de 100 países diferentes.

A empresa desenvolveu tecnologia proprietária para permitir inclusão digital de novos usuários (onboarding), sistemas de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e de reconhecimento de identidade do cliente (KYC) para operações de câmbio. Além disso, a Remessa Online oferece soluções para tesouraria inteligente (DVP) e integração direta com sistemas de pagamentos internacionais destinados a transferências, pagamentos e investimentos. Desse modo, o cliente tem uma melhor experiência, com um custo até oito vezes menor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto