Logo
Imprimir esta página

Confiança da indústria cai pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE recuou 3,4 pontos em fevereiro, para 107,9 pontos. Após oito meses de altas consecutivas, essa é a segunda queda consecutiva levando ao índice ao menor nível desde setembro de 2020 (106,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,7 ponto.

"A confiança da indústria caiu pelo segundo mês consecutivo influenciada por uma diminuição da satisfação dos empresários com relação ao momento atual e da redução do otimismo em relação aos próximos meses. A piora do IE decorre de menores projeções na demanda interna e externa gerando perspectivas menos otimistas em relação a produção prevista. Apesar da queda ter sido mais influenciada pelas expectativas, chama atenção a piora da situação dos negócios das empresas produtoras de bens de consumo não duráveis que após ter atingido em dezembro o maior nível desde 2010 voltam a patamar inferior ao considerado neutro (100 pontos), e menor desde julho de 2020. Tal insatisfação pode ter sido influenciada pelo período de interrupção dos benefícios emergenciais afetando a demanda nesse início do ano junto com preços mais elevados das matérias primas.", comenta Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens da FGV IBRE.

Viviane Seda, coordenadora das Sondagens do FGV IBRE, está disponível para comentar o resultado pelo telefone: (21) 99882-0275 ou pelo Skype: .

Mais informações e release completo no Portal IBRE, neste link.

Caso precise de mais informações, entre em contato com a equipe da Insight Comunicação pelo e-mail: ou pelo telefone (21) 99121-3771.

Em fevereiro, 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram queda da confiança. O resultado negativo do mês ocorre influenciado por uma diminuição da satisfação dos empresários em relação à situação atual e de uma redução do otimismo em relação as perspectivas para os próximos três e seis meses. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,4 pontos para 114,9 pontos, retornando a menor nível desde outubro (113,7 pontos) e o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 5,4 pontos para 100,9 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (99,6 pontos).

O indicador que mede o nível do estoques recuou 1,9 ponto para 123,4 pontos: com aumento tanto da parcela de empresas que avaliam os estoques como insuficientes (de 12,9% para 13,2%) como das que avaliam os estoques como excessivos (de 7,6% para 9,1%)., Já o indicador que mensura a situação atual dos negócios acomodou ao variar 0,4 ponto.

Dos indicadores que compõem o IE, a produção externa prevista para os próximos três meses foi a que mais contribuiu para a queda da confiança em fevereiro ao cair 10,4 pontos para 91,4 pontos, menor valor desde julho de 2020.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada cedeu 0,8 ponto percentual, para 79,1%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto