Logo
Imprimir esta página

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021

Economista da Euler Hermes mantém previsão de crescimento do PIB alemão em +3,5%

A economia alemã contraiu -5,0% em 2020, apesar da resiliência do setor manufatureiro. Com as restrições notavelmente mais rígidas, o passeio pela “montanha-russa econômica” vai continuar em 2021, segundo relatório divulgado por economistas da seguradora Euler Hermes. Ao longo do ano, a economia alemã se moverá em um ritmo rápido por toda a paleta do ciclo econômico, desde a crise econômica de curto prazo no primeiro trimestre até o boom de consumo impulsionado pela vacina contra Covid-19 no segundo semestre do ano.

De acordo com a análise da seguradora, é esperado que o sequenciamento se desdobre da seguinte forma:

Forte desaceleração no primeiro tri de 2021

Por enquanto, o lockdown mais severo, que inclui o fechamento de escolas e comércio não essencial, foi confirmado até o final deste mês. No entanto, a julgar pelo desenvolvimento da pandemia – elevado número de novos casos de Covid-19 e altas taxas de ocupação da UTI, junto com as crescentes preocupações sobre a disseminação da cepa B1.1.7 altamente infecciosa – a equipe da Euler Hermes acredita que a flexibilização das restrições ganhe força apenas em março, no mínimo.

“Com cada semana de bloqueio custando à economia alemã cerca de EUR 4 bilhões - reduzindo até -0,5% do crescimento trimestral - um notável retrocesso do PIB é quase certo, embora as perspectivas do setor manufatureiro devam permanecer favoráveis”, acredita a economista-sênior Katharina Utermöhl.

Ressurreição econômica técnica no segundo tri de 2021

De acordo com a análise, a economia da Alemanha só sairá da “hibernação” quando a Páscoa chegar, pois os efeitos sazonais mais favoráveis (temperaturas mais altas), juntamente com o progresso na campanha de vacinação, permitirão um afrouxamento gradual das restrições e, por sua vez, o desencadeamento da demanda reprimida durante os meses do inverno europeu.

Os efeitos de base devem ajudar a impulsionar a taxa de crescimento trimestral para +3% t / t - a expansão trimestral mais forte do PIB já registrada, excluindo a observada no terceiro trimestre de 2020.

Expansão dos gastos sociais no terceiro e quarto tri de 2021

O afrouxamento das restrições da Covid-19 a partir do segundo trimestre e a vacinação da população até primeira metade do ano, prepara o cenário para a economia alemã se recuperar, com o crescimento do PIB provavelmente registrando +2% t/t no segundo semestre.

“À medida que as incertezas sobre as perspectivas econômicas diminuem, a situação relativamente sólida do mercado de trabalho - a taxa de desemprego deve chegar a 5,8% em 2021 após 5% em 2019 e 6% em 2020 - é um bom presságio para a implantação de poupanças preventivas. Como resultado, esperamos que a taxa de poupança se mova em direção ao seu nível pré-pandemia no final do ano”, afirma a economista.

Além disso, os "gastos sociais" devem se beneficiar, o que impulsionará a reconvergência entre os setores de serviços e manufatura. No geral, a Euler Hermes mantém a previsão de crescimento do PIB de +3,5% em 2021 - ao mesmo tempo em que reconhecem os crescentes riscos de baixa para o primeiro semestre, caso o bloqueio seja prolongado, e, para o segundo semestre, caso a implementação da vacinação fique abaixo das expectativas.

Já para 2022, é esperado que o crescimento do PIB permaneça acima do potencial, em +3,8%, uma vez que a obtenção da imunidade em massa permitirá um retorno à normalidade econômica, enquanto a política monetária e fiscal permanece favorável. Como resultado, a economia alemã deve atingir seu nível de PIB pré-crise no primeiro semestre de 2022, enquanto outras economias da Zona do Euro, incluindo Espanha e Itália, precisarão de mais um ano para se recuperar


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto