Brasil,

Crowdfunding torna investimento em imóveis de altíssimo padrão acessíveis a pequenos investidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maurício Palhares
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Reflexo da fixação da taxa de juros em seu patamar histórico mais baixo, a construção civil foi um dos setores da economia que melhor desempenho registrou em 2020 e, sem perspectivas de que a política monetária vá sofrer grandes alterações num futuro próximo, o movimento deve continuar. Dentre os perfis que melhor desempenho apresentaram, tanto em lançamentos quanto em vendas, destaca-se o de alto padrão, obviamente por ser voltado a consumidores que são pouco afetados por crises econômicas. Isto promoveu também franca valorização desse tipo de imóvel. Usufruir dessa valorização não implica necessariamente na aquisição. Apesar dos elevados valores dessas unidades, o investimento nesse tipo de bem pode ser feito com pequenas quantias.

Primeira e maior plataforma de crowdfunding imobiliário do país, a Urbe.me é das poucas do segmento que dispõe de captações destinadas a empreendimentos de altíssimo padrão. Um deles está com captação aberta até dia 31. Projeto da Seed Incorp, o Flora Casa Jardim é um condomínio de casas localizado na Zona Sul de São Paulo. A partir de R$ 1 mil, é possível investir no projeto que, já no início de sua captação, tem 50% de suas unidades (cada uma delas com 400 m² e com preço médio de R$ 3,2 milhões) já vendidas.

“É um ótimo indicador, já que a rentabilidade paga aos cotistas resulta do Valor Geral de Vendas, ou seja, do número de unidades vendidas até a conclusão do prazo contratual para que a incorporadora pague os valores integrais aos investidores”, diz Eduarda Fabris, diretora-executiva da Urbe.me. O Flora Casa Jardim tem prazo de 24 meses. A partir de terceiro mês de aplicação, há pagamentos mensais remunerados pela rentabilidade mínima, neste caso, de 200% do CDI. No final do prazo contratual, os investidores recebem a diferença relativa VGV que, no projeto, corresponde à rentabilidade anual projetada de 12% a 17,9% ao ano.

“Nunca há garantia de que as projeções se confirmarão. O crowdfunding imobiliário é uma opção de investimento que tem proporcionado rentabilidades elevadas. Na média, as operações que concluíram todas suas etapas, da captação até o prazo para pagamento aos cotistas, registraram uma rentabilidade média de 14% ao ano, algo bem significativo, particularmente com uma Selic em 2% ao ano, o que faz o rendimento de ativos de renda fixa ficar negativo em termos reais”, afirma a executiva.

Eduarda destaca que o investimento coletivo na construção civil tem riscos, sendo os principais atrasos em obras e inadimplência das empresas. “É uma opção interessante para investidores dispostos a se exporem a algum grau de risco. Outro ponto importante é ter certeza de que o valor aportado em cada empreendimento não será necessário no médio prazo, já que, antes do vencimento, os títulos não dispõem de liquidez”, diz.

Atrasos são comuns na construção civil. Na Urbe.me, quando ocorrem esses casos, a incorporadora negocia com cada cotista o pagamento imediato com rentabilidade mínima ou o adiamento dos depósitos acrescidos de uma rentabilidade extra que se soma à participação no VGV. Se a empresa ficar inadimplente a fintech presta auxílio jurídico aos investidores para que busquem a execução da empresa.

Desde o início de suas operações, a plataforma já realizou 50 rodadas de captação voltadas a mais de 30 empreendimentos imobiliários. Destes, 20% eram de altíssimo padrão. “Tanto os imóveis voltados aos que têm elevado poder aquisitivo quanto os populares, por conta do déficit habitacional, têm elevada demanda, o que aumenta a segurança do investidor. É o tipo de empreendimento que a plataforma tem priorizado em suas captações”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar