Logo
Imprimir esta página

Balanço de Vendas de novembro sinaliza possível recuperação da economia em dezembro

Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou no mês uma menor queda no movimento do comércio em números comparativos ao mesmo período de 2019

A economia dá sinais de que vai se recuperar de fato da crise provocada pela pandemia do coronavírus já neste mês de dezembro. O Balanço de Vendas, indicador da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com base nos dados fornecidos pela Boa Vista S/A, aponta que houve uma elevação média de 17,1% em novembro, comparada ao mesmo período de outubro. Isso significa uma queda de apenas 5% nas vendas se levarmos em consideração o movimento do comércio em novembro de 2019, período fora de contexto da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

A recuperação econômica gradativa iniciou-se em junho, quando as medidas de flexibilização começaram a valer para o comércio. Desde então, as perdas foram se diluindo com retrações de 54,9%, 47,7%, 33,6%, 14,6% e 9,2% (junho, julho, agosto, setembro e outubro respectivamente). Se estes 5% de agora zerarem em dezembro, a economia terá mostrado que há fôlego para um futuro crescimento.

Em um cenário sem pandemia, a Associação Comercial de São Paulo projetava em janeiro um crescimento nas vendas em torno de 3% para o ano de 2020. No entanto, a realidade de hoje projeta que o ano se encerrará com perda total de 4,5% comparada aos números de 2019. “É como se este ano não tivesse existido”, afirmou Marcel Solimeo, economista da ACSP. “Acreditamos que a passagem por 2021 será como se estivéssemos indo ainda para 2020 agora”, analisou. “Crescimento, mesmo, só acreditamos que vá ocorrer em 2022”, emendou.

Este cenário um pouco menos pessimista do ano, em novembro, deveu-se muito também às promoções da Black Friday. “Embora não tenhamos ainda um balanço definitivo dessas vendas, as prévias indicam que já podemos considerar o período de promoções como sendo bem-sucedido para o comércio, principalmente, para os varejistas que trabalham com e-commerce”, afirmou. “As lojas online impactaram este Balanço de Vendas do mês de forma positiva”.

No auge das quedas históricas para o setor em 2020, os indicadores, quando baseados nos mesmos períodos de 2019, marcaram em março, recuo de 27%; em abril, de 63,8%; e em maio, de 67%. Foi a partir daí que a economia mostrou sinais de recuperação e que promete fechar o ano sem perda comparada a um dezembro que já passou.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto