Logo
Imprimir esta página

Com segunda onda de Covid e sem reformas, economia brasileira terá caos

A Europa vive uma segunda onda de coronavírus, o que tem obrigado muitos países europeus a endurecerem medidas de distanciamento social. Aqui no Brasil, caso haja uma segunda onda, a economia brasileira, que lentamente vem ensaiando um pequeno crescimento, sentirá forte impacto. E, se reformas estruturantes não forem aprovadas, o cenário pode se deteriorar ainda mais.

A análise é da professora de Economia e coordenadora do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica da FECAP, Nadja Heiderich.

Segundo a especialista, em termos macroeconômicos, há um ambiente ainda muito incerto. "A pandemia ainda não acabou. A Europa está percebendo a segunda onda, o que deve ocorrer em breve aqui no Brasil também. Dado que a gente ainda não tem a vacina ou medicamentos para tratar a doença, as medidas restritivas para combater a pandemia acabam impactando negativamente a economia. Se a gente tem a persistência da pandemia, mais tempo vai durar o impacto econômico disso", explica.

Nesse cenário, para as coisas não piorarem ainda mais, os países acabam tendo que adotar medidas e pacotes fiscais de incentivo à Economia, o que faz com que os governos se endividem.

"No caso brasileiro, a gente tem uma situação agravada, porque desde 2015 estávamos passando por um processo de recessão. 2015 e 2016 foram os anos de recessão econômica severa, devido a uma crise fiscal aguda. Nosso endividamento público cresceu muito rapidamente de 2010 para cá e a partir de 2016 houve um esforço fiscal para tentar controlar esse aumento do endividamento público com a PEC do Teto dos Gastos. O atual governo também vem fazendo esforços para economizar e reduzir a máquina pública".

E veio a pandemia... Com a Covid-19, foram tomadas medidas de auxílio e de crédito para melhorar a atividade econômica. Só que isso fez com que o Governo gastasse muito, e o endividamento público começou a disparar de novo. Estamos chegando a quase 100% do PIB. Vindo uma segunda onda da doença, o Governo não tem mais recursos para incentivar a economia.

"A capacidade do governo para pagar os títulos da dívida pública está se exaurindo e, ao colocar novos títulos de dívida pública, a capacidade de rolagem da dívida também vai-se exaurindo. Esse é um cenário bastante difícil e que pode levar a economia a uma hiperinflação", explica.

O Boletim Focus de 16 de novembro, do Banco Central, traz números um tanto quanto animadores. A expectativa é que a economia brasileira tenha um resultado melhor do que era esperado, com queda de "apenas" cerca de 4,6%, inflação estável em torno de 3% e taxa de juros por volta dos 2%. Isso com as previsões que temos hoje, mas o futuro é bem incerto. Tudo depende de uma segunda onda da Covid, das medidas restritivas, da duração disso, e o que o Governo terá de fazer para poder alimentar e fomentar a atividade econômica.

Contudo, o mercado tem algumas ressalvas. Se vier uma segunda onda, os pacotes que temos hoje, os projetos de reformas administrativa e tributária, e posteriormente uma reforma política, vão passar pelo Congresso? As privatizações também trariam uma grande economia ao Governo.

"Esses pacotes têm urgência de serem tratados porque eles fazem com que o Governo possa economizar. Do contrário, uma situação de caos se instalaria na nossa Economia. Passamos pela reforma da Previdência, que já foi um alívio nas contas públicas, mas agora a gente precisa de mais alívio ainda. A reforma administrativa é necessária e vem aí para tentar reduzir privilégios e salários elevadíssimos da elite pública. Só que até agora o mercado não está precificando isso de maneira otimista. As reformas precisam passar pelo Congresso para ontem, senão a gente vai mergulhar no caos novamente", finaliza.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto