Logo
Imprimir esta página

Empresário está mais otimista com vendas do comércio na Black Friday, aponta pesquisa

A Black Friday está chegando e fez a expectativa do empresário do comércio do Estado de São Paulo aumentar. O índice IFECAP, que mede a confiança dos comerciantes, registrou alta de 4,43% para o mês de novembro. A pesquisa é realizada pelo Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Os resultados das vendas no mês de novembro ainda podem ser maiores: no próximo dia 27, o comércio receberá um volume maior de visitas de consumidores em busca de promoções da Black Friday. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontou uma expectativa de aumento nominal de 6% no faturamento desses negócios, com o acontecimento da "data comemorativa".

Segundo o economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP, Allan Silva de Carvalho, apesar do cenário de incerteza, que atrapalha uma recuperação mais intensa da economia, as pesquisas aceleradas por uma vacina contra a COVID-19 trazem maior esperança aos empresários.

Confira a pesquisa completa: https://www.fecap.br/pesquisa-iff-ifecap/.

OS NÚMEROS

ÍNDICE GERAL: Registrou alta de 4,43%, quando comparado com outubro de 2020. O Índice Geral registrou 125,03 pontos, na série sem ajuste sazonal. Entretanto, o indicador ainda não superou os valores registrados no mesmo mês do ano anterior e se encontra 4,20% abaixo dos valores registrados naquele período.

ÍNDICE MOMENTO ATUAL: Apresentou um aumento de 3,12%, registrando 116,95 pontos. O aumento foi influenciado pela melhora nas vendas (+2,95%), encomendas (+5,57%) e situação geral dos negócios (+1,25%); sendo todas as variações comparadas em relação ao mês de outubro de 2020. Apesar da leve alta nas vendas, o indicador conseguiu superar os valores registrados em novembro de 2019 (+5,25%).

ÍNDICE FUTURO: Apresentou uma mudança positiva, após duas quedas consecutivas, na comparação com o mês anterior (+6,16%), registrando 137,16 pontos. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o valor ainda se encontra 13,30% abaixo. Os resultados se devem, principalmente, às expectativas de encomendas para os próximos três meses, com alta de 7,73% (134,48 pontos), quando comparamos com o mês anterior. Já as expectativas de vendas futuras tiveram uma alta em menor grau, alçando 139,83 pontos (+4,69%).

ENTENDA O IFECAP

O Índice FECAP de Expectativa nos Negócios é composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo. O IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

Consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis- chave, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em micro, pequenas, médias e grandes empresas.

A pesquisa é realizada por Erivaldo Costa Vieira (coordenador do IFECAP), Allan Silva de Carvalho (responsável administrativo e pela coleta de dados), Felipe Romão Gimenes (coleta de dados) e Victor Alexandre Guimarães Müller de Almeida Fernandes (coleta de dados).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail .

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto