Logo
Imprimir esta página

Comportamento do IPCA e sua relação com a inflação

Marcos Antonio de Andrade

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem por objetivo apresentar indicadores da inflação oficial no mercado brasileiro, acompanha a variação da cesta de produtos e serviços para famílias com renda de 1 a 40 salário-mínimo em diversas regiões metropolitanas brasileiras.

Na mais recente pesquisa divulgada na terceira semana de outubro de 2020, esse indicador apresentou aumento significativo em segmentos importantes como alimentação e bebidas, segundo o IBGE.

O registro desses aumentos preocupa, e muito, porque ambos representam aproximadamente um quarto do orçamento das famílias brasileiras. Os produtos que mais contribuíram para essa aceleração foram: carnes (+4,83%), que registrou aumento pelo quinto mês consecutivo, óleo de soja (+22,34%), arroz (+18,48%), tomate (+14,25%) e leite longa vida (+ 4,26%).

Apesar da importância e peso significativo desses aumentos, a preocupação no momento é identificar quais as razões que motivam esses registros, classificados como desproporcionais, devido a situação atual de mercado. Isto porque, os indicadores de demanda da economia sinalizam cenário de recessão e não de aceleração da economia para o exercício de 2020.

Neste momento, acreditamos que é importante observar com mais propriedade determinados movimentos que estão acontecendo no comportamento de consumo das famílias brasileiras. Não é absurdo considerar que o aumento desproporcional de preços, principalmente nos alimentos e bebidas, possa ser classificado como sazonal, ou seja, movimentos temporais como prazo determinado de duração.

Para reforçar essa teoria seguem dois exemplos:

- Preocupação com uma eventual escassez de determinados produtos, faz com que haja uma procura acentuada por alimentos e bebidas;

- Auxílio emergencial, disponibilizado pelo governo, possibilita manutenção de consumo e até mesmo realização de estoque de alimentos devido ao futuro incerto.

Essas duas variáveis podem justificar parte das distorções registradas nos aumentos dos preços, principalmente alimentos e bebidas. Isto porque, até o momento, os indicadores da economia brasileira não apresentam sinais efetivos de recuperação, além de proporcionar incertezas em relação ao mercado de trabalho e alternativas de geração de renda para as famílias brasileiras.

No entanto, essa alta desproporcional mesmo que classificada como sazonal, representa efetiva preocupação com os indicadores que sinalizam aumento de inflação. Isto porque, o que menos se deseja no cenário atual é um descontrole inflacionário, que deve acarretar aumento desproporcional na taxa de juros e efetivo cenário de incertezas quanto ao futuro do mercado brasileiro.

A volta de um cenário inflacionário compromete de forma significativa a retomada da atividade econômica, retorno dos investimentos e com isso, a possibilidade de geração de novos empregos e renda.

Marcos Antônio de Andrade é mestre, pós-graduado e graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior. É pós-graduado em Finanças. É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Ciências Sociais Aplicadas nos cursos de Administração e Comércio Internacional.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto