Logo
Imprimir esta página

Investimentos: entenda a diferença entre análise técnica e fundamentalista

Pixabay Pixabay

Ao contrário do que muitos podem pensar, a bolsa de valores não funciona como um cassino ou um jogo de azar. Neste mercado, o investidor consegue trabalhar com critérios de modo a estimar o comportamento dos ativos. Assim, ele pode investir com exposição controlada ao risco.

É fato que, diferente do que ocorre na renda fixa, na renda variável não é possível ter certeza a respeito da valorização dos papeis, entretanto, quanto mais ferramentas tiver o investidor, maiores serão as chances de investir com êxito.

Principais ferramentas disponíveis ao investir na Bolsa

No geral, existem duas abordagens para entender o mercado: a análise técnica e a fundamentalista. Elas não são excludentes e podem funcionar de maneira complementar para auxiliar os investidores a compreenderem melhor o comportamento dos ativos.

Ambas são utilizadas nas estratégias dos traders, que são pessoas que investem na Bolsa profissionalmente ou não. Os traders de sucesso geralmente são especialistas em análise técnica e, por meio dela, conseguem identificar oscilações gráficas nos ativos com maior facilidade, mesmo em períodos curtos.

Como funciona a análise técnica de ações

Também conhecida como análise gráfica, o estudo se dedica à observar a alteração dos preços dos ativos. O foco são os valores das ações ao longo do tempo e o analista busca interpretações a respeito das flutuações de preço.

A ideia é que a interpretação do que aparece nos gráficos permita entender o que vai acontecer com o preço do ativo. Assim, o trader tem condições de adotar estratégias para gerar melhores resultados.

A maneira mais eficiente para entender como a análise técnica funciona é a partir da ideia de que os preços das ações sofrem influências o tempo todo: quando um investidor compra uma ação, ele gera aumento de demanda por ela, fazendo com que seu preço aumente. Como a Bolsa registra essa operação automaticamente, ela capta as inúmeras movimentações que ocorrem ao longo do pregão, criando tendências de alta ou de baixa, dependendo da demanda majoritária. Por meio da análise técnica, é essa tendência que pode ser melhor compreendida.

O que é análise fundamentalista

Para muitos traders, a análise técnica é essencial. Entretanto, ela não se dedica ao que está por trás dos resultados das companhia cujas ações estão na Bolsa, ou seja, seus fundamentos.

A análise dos fundamentos envolve pensar no todo, considerando desde elementos mais abrangentes como o mercado ao qual a empresa se dedica e a conjuntura do país, até peculiaridades como os resultados financeiros e o balanço patrimonial da instituição.

A análise fundamentalista, portanto, se propõe a entregar um diagnóstico a respeito do que move a empresa. O objetivo é identificar o momento da companhia com tamanha precisão a ponto de ser possível estimar o que ela será no futuro.

Neste cenário, são avaliados indicadores que são divididos entre os financeiros e os de mercado. Os financeiros se dedicam somente às finanças da empresa, desconsiderando fatores externos. Já os indicadores de mercado estão relacionados ao cenário externo, ou seja, à relação entre a empresa e o mercado.

Como análise gráfica e fundamentalista se complementam

Enquanto a análise fundamentalista torna possível compreender o que faz com que os ativos empresariais oscilem na Bolsa, a análise técnica permite ao investidor visualizar os impactos que a atuação empresarial gera no mercado.

Assim, ambas são interessantes dependendo da estratégia que o investidor adotar. É preciso considerar questões como objetivos e prazo de investimento, por exemplo.

Há especialistas que se dedicam a uma delas ou a ambas ao mesmo tempo. No caso do Day Trade, modalidade de investimento que se caracteriza por operações que começam e terminam no mesmo dia, a análise técnica costuma ser mais acionada. Operações de longo prazo tendem a ter na análise fundamentalista um recurso eficaz.

Como aprender

Em um mercado com alta flutuação como o de renda variável, é bastante recomendável que o investidor se capacite para saber como usar as ferramentas disponíveis para minimizar os riscos.

Com mais pessoas investindo na Bolsa a cada dia, atualmente é fácil encontrar cursos de análise técnica ou fundamentalista, inclusive pela Internet, em plataformas on-line como a Udemy.

Para buscar o melhor programa de estudo, o interessado pode usar um comparador de cursos para avaliar preços, ementa e qualidade da instituição antes de se inscrever.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto