Logo
Imprimir esta página

BNDES apoia projeto pioneiro de geração de energia renovável a partir de resíduo industrial

- Energia distribuída no sistema interligado chega a quase 50 GWh por ano, o suficiente para atender o consumo de eletricidade de 25 mil domicílios

- Tecnologia diminui o risco ambiental ao mesmo tempo que gera receita para produtores rurais parceiros
- Produção inovadora a partir da vinhaça tem pegada de carbono negativa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 21,9 milhões à Geo Elétrica Tamboara para ampliação de projeto inovador de produção de energia elétrica a partir de biogás gerado pela vinhaça, o resíduo industrial gerado pela produção de etanol. A tecnologia desenvolvida pela companhia é pioneira no uso de resíduos do setor sucroalcooleiro e pode contribuir para a ampliação da oferta de energia limpa no país e diminuição da emissão de gás carbônico.

Com o apoio do BNDES, a capacidade de geração da planta da empresa, localizada no município de Tamboara – no noroeste do Paraná –, será ampliada em 123%, chegando a 59,85 GWh por ano em 2022. Desse total, cerca de 50 GWh serão distribuídos para o sistema interligado de energia, volume capaz de atender ao consumo anual de cerca de 25 mil residências, contribuindo para o incremento da segurança energética no país a partir de uma matriz renovável. Do ponto de vista ambiental, estima-se que o projeto, após concluído, evitará a emissão de 90,2 toneladas de gases poluentes ao ano, considerando-se o volume de dióxido de carbono que seria gerado se a vinhaça fosse descartada diretamente na natureza. Esse efeito equivale ao plantio de 631 árvores ou ainda à retirada de circulação de 45 veículos a gasolina.

O financiamento do BNDES, correspondente a 73% do investimento total (R$ 30 milhões), ampliará a capacidade de tratamento da vinhaça em 464%, chegando a 12 milhões de litros por dia. O aumento da produção se dará com a instalação de quatro novos biodigestores e também contribuirá para o aumento de rentabilidade da unidade por conta do ganho de escala. A empresa já processa cerca de 30% da vinhaça gerada pela Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana). Com a conclusão do projeto, o insumo passará a ser transportado por dutos de 1,6 km de extensão e será possível utilizar quase todo o resíduo produzido pela Coopcana.

A utilização da vinhaça nesta solução pode representar uma revolução no campo, pois embora possa servir como fertilizante, esse tipo de uso é limitado, já que se aplicada em dose excessiva pode contaminar a água dos lençóis freáticos. Assim, além de gerar menos poluentes do que outras fontes (como o diesel e mesmo o gás natural), mitiga a poluição que poderia ser causada pelos resíduos da vinhaça. Enquanto o diesel gera cerca de 90 gramas de poluentes para gerar um megajoule de energia e o gás natural, 80 gramas, o biometano (combustível produzido a partir do biogás) deixa de lançar 20 gramas, ou seja, tem uma pegada de carbono negativa. Esse cálculo leva em conta a quantidade de gases poluentes que seria gerada se a vinhaça não fosse tratada. Na prática, o produto possibilita a transformação de um passivo ambiental em um ativo energético relevante.

Tecnologia – O biogás é um tipo de combustível gerado a partir do processo de biodigestão feito por bactérias fermentadoras em material orgânico, como o lixo. A geração a partir da vinhaça ainda é recente. O projeto pioneiro pode contribuir para a diversificação da matriz energética a partir de fontes renováveis e para o desenvolvimento de um mercado para o biogás. Além da capacidade de gerar energia elétrica, se for purificado pode ser utilizado em veículos, como substituto do diesel (combustível fóssil).

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto