Logo
Imprimir esta página

Moedas estrangeiras: investidor não precisa recorrer as bolsas internacionais para negociar

Moedas estrangeiras: investidor não precisa recorrer as bolsas internacionais para negociar

Especialista em mercado futuro explica como aplicar nos pares de moedas em território nacional

As aplicações em moedas estrangeiras são ótimas opções para quem deseja investir em produtos internacionais, principalmente no mercado futuro. Atualmente, qualquer investidor pessoa física ou jurídica tem acesso a 16 contratos de moedas contra o dólar americano, por meio de uma corretora local ligada a bolsa de valores, B3. No território nacional, a responsável por formar mercado futuro é a trading inglesa, Infinox Capital.

De acordo com Victor Hugo Cotoski, gestor de novos negócios e marketing da Infinox, esse tipo de investimento deve ser dedicado aos investidores com perfil moderado e agressivo, devido as estratégias mais ativas e agressivas, no qual tem maior volatilidade, encontradas nos fundos multimercados por exemplo. Pois, os gestores usam das moedas para especulação ou proteção (hedge).

“Devido à crise gerada pelo COVID-19, quase todos os fundos multimercados, bancos e grandes investidores recorreram as principais moedas de proteção no mundo, como dólar, iene japonês, por exemplo”, explica Cotoski.

Entre março e maio, a compra por ativos disparou, os fundos e grandes bancos foram os maiores negociadores. Na B3, o volume diário de operações no mercado de moedas (ADV) cresceu 8%, foram registrados 16.898 contratos em fevereiro e 18.270 no mês de março. “Em março de 2019, o número de contratos foram 1.802, o que representa um aumento de 10 vezes quando comparado ao mesmo período em 2020”, explica Cotoski.

“No ano passado, não havia liquidez nos contratos no mercado nacional, levando a esses investidores como fundos e bancos, a negociarem os contratos no exterior. Já em 2020, com a liquidez necessária o fluxo ocorreu no Brasil”, complementa.

Benefícios de negociar em moedas estrangeiras no Brasil

“São vários os benefícios de negociar em moedas estrangeiras no Brasil, como por exemplo não ter a necessidade de ter ou enviar recursos ao exterior. Contribuindo assim para a formação e desenvolvimento do país nas negociações de FX. Além de fortalecer a bolsa interna e atrair investidores estrangeiros com capital, seguindo a liquidez e diversidade de ativos, como as moedas”, explica Cotoski.

Outros pontos positivos podem ser destacados, entre eles:

- Não há riscos com outras regulamentações;
- O investidor ou gestor pode utilizar da sua margem local como garantia nas negociações;
- Ao negociar FX na B3, o investidor tem a bolsa como centro, coordenando assim para que todos os deveres sejam cumpridos entre comprador, vendedores e corretoras;
- Redução de custos com hedge cambial, a proteção contra flutuação de câmbio;
- Os spreads dos contratos, a diferença de preço entre diferentes contratos futuros do mesmo ativo, são iguais aos praticados no exterior na maioria dos vencimentos, com o mesmo custo.

Pares de moedas mais negociados

O par de dólar por euro (EURUSD) é o contrato de moedas mais negociado no mundo, seguido de iene por dólar (USDJPY), dólar por libra esterlina (GBPUD) e dólar americano por australiano (AUSUSD), segundo a Infinox.

Quem negocia o minicontrato de real por dólar americano (USDBRL), encontra exatamente a mesma estrutura nos outros pares. “Assim, o investidor que já tem costume em investir ou especular USDBRL achará as semelhanças, como o tamanho do contrato, margem mínima de variação, no caso do minicontrato WDO, por exemplo”, explica Cotoski.

Fatores a serem analisados antes de negociar em moedas estrangeiras

É importante ter familiaridade com os riscos envolvidos, pois o investimento no câmbio e na renda variável podem sofrer variações positivas ou negativas de patrimônio.

“Entender sobre a negociação de moedas estrangeiras é imprescindível para a segurança do investidor iniciante, como procurar por bons materiais com dicas, compreender o porquê do investimento em determinada moeda e ter um plano de negócios bem feito com métricas bem definidas”, comenta Cotoski.

Sobre a Infinox

Fundada em 2009 pelo CEO Robert Berkeley, a Infinox Capital é uma formadora de mercado, especialista em moedas, promovendo a liquidez para comunidade de trading global na Europa, Estados Unidos e América Latina. Com origem britânica, a corretora possui escritórios em Londres, Lisboa e Johanesburgo. No Brasil, atua com a formação de mercado futuro, atrelada a bolsa de valores, B3.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto