Logo
Imprimir esta página

Economia criativa: o que é e como ela está crescendo

Crédito: Reprodução (Publicação) Crédito: Reprodução (Publicação)

Mentalidade já está sendo utilizada em grandes cidades do mundo, como Londres, Hong Kong e Paris

Em uma época de rápida globalização, muitos países reconhecem que a combinação de cultura e comércio que as indústrias criativas representam é uma forma poderosa de fornecer uma imagem distinta de um país ou cidade, ajudando-o a se destacar de seus concorrentes.

Ícones culturais amplamente reconhecidos, como a Torre Eiffel na França, o Taj Mahal na Índia ou a Sydney Opera House na Austrália, ajudaram a formar regiões inteiras que combinam artes e atividades comerciais. Outros exemplos são o distrito de Shoreditch, em Londres ou o West Kowloon em Hong Kong. Esse são alguns exemplos do que especialistas chamam de economia criativa.

"O conceito envolve produtos e serviços e seu valor agregado vem da criatividade. Ou seja, são produtos e serviços que contam com a criatividade para gerar inovação, valor agregado e diferenciação ”, diz Ana Carla Fonseca, coordenadora do Programa de Educação Continuada para Economia Criativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nos últimos anos, duas novas revoluções simultâneas aconteceram: uma cultural e outra digital. No campo da cultura, os setores ligados à ciência e tecnologia ou artes e entretenimento geraram receitas crescentes, receberam mais investimentos, criaram mais empregos e proporcionaram conforto a mais pessoas. A indústria digital ajudou a conectar todos esses serviços.

A ascensão da cultura como uma indústria robusta reflete uma transformação na relação indivíduo-trabalho: a criatividade, e não apenas a capacidade de reprodução, é o maior patrimônio do trabalhador. “Uma das maiores virtudes da economia criativa é o fato de olharmos para trás, para a importância do capital humano na economia”, afirma Ana Carla Fonseca.

Essas modificações abrem espaço para um novo modelo de discussão sobre a sociedade e a maneira como nos relacionamos com o trabalho, com o espaço público e as variáveis que ele oferece.

As empresas da economia criativa criam mercados informando e educando os consumidores sobre produtos orgânicos, sustentáveis ​​e éticos. Investir na economia criativa também dá suporte à infraestrutura da qual muitos artistas dependem - como moradias comunitárias e espaços compartilhados de lazer.

O mundo está mudando a uma velocidade fantástica. O conceito de economia criativa antecipa um futuro que mobiliza pessoas. Mais do que isso, faz com que elas possam resolver problemas, se adaptar e se comunicar em locais de trabalho e ambientes cada vez mais complexos. A criatividade cria empregos, impulsiona o crescimento econômico e faz a roda do mundo girar


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto