Logo
Imprimir esta página

Índice de Confiança do Comércio alcança nível pré-pandemia

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avança 3,0 pontos em setembro, passando de 96,6 para 99,6 pontos, registrando a quinta alta consecutiva. Em médias móveis trimestrais, o indicador apresenta crescimento de 5,1 pontos.

"Em setembro, a confiança do comércio manteve a trajetória positiva iniciada em maio, alcançando o nível pré-pandemia. A alta, assim como no mês anterior, foi influenciada pela melhora da percepção com o momento presente e pelo aumento gradual das expectativas em relação aos próximos meses. Essa combinação sugere uma percepção mais favorável do setor sobre a recuperação do volume de vendas no mês, mas projetando ainda de forma cautelosa os próximos meses, potencialmente influenciados pela proximidade do fim dos programas de auxílio, lenta recuperação da confiança dos consumidores e cenário desafiador do mercado de trabalho. ", avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, está disponível para comentar os resultados pelo tel.: (21) 98152- 9854 ou pelo Skype: .

Mais informações e release completo pelo Portal IBRE, neste link.

Caso precise de mais informações, entre em contato com a equipe da Insight Comunicação pelo e-mail: ou pelo (21) 99578-8113 .

Em setembro, a confiança subiu em quatro dos seis principais segmentos do Comércio. Do ponto de vista de horizontes temporais, houve melhora tanto percepção do momento presente quanto nas expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 4,6 pontos, para 106,6 pontos, atingindo o maior valor desde maio de 2013 (107,0 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,1 ponto para 92,4 pontos, registrando o maior valor desde o início da pandemia.

Recuperação da confiança no terceiro trimestre

Os últimos resultados positivos do ICOM colaboraram para recuperação no terceiro trimestre. Depois de registrar o maior tombo da série iniciada em 2010, o índice volta praticamente ao mesmo nível pré pandemia. A recuperação, além de heterogênea entre os segmentos, também tem apresentado diferenças nos horizontes pesquisados. Enquanto o ISA-COM do terceiro trimestre mais do que recupera o que foi perdido na crise, o IE-COM ainda está 8,6 pontos abaixo do nível do primeiro trimestre, sugerindo que ainda há incerteza sobre a continuidade do ritmo de recuperação do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto