Logo
Imprimir esta página

Defendida por Guedes, tributação de dividendos ameaça ganho com ações e pode obrigar investidores a buscarem alternativas

Casa de análises Capital Research lançou relatório em que retrata possível cenário e analisa quais são os ativos mais e menos afetados pela eventual decisão

Quem compra uma ação pode estar pensando na sua valorização, mas também naquele rendimento que cai de tempos em tempos na conta do investidor, resultado dos lucros que as empresas geram para seus acionistas. Porém, uma declaração recente do ministro da Economia, Paulo Guedes, defendendo a até então inexistente tributação de dividendos preocupou muitos investidores, afinal, qual é o impacto que essa mudança poderia ter nos diferentes tipos de investimentos? Para responder a essa pergunta, a Capital Research, primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil, decidiu lançar um relatório específico sobre o assunto.

No material, o analista-chefe da casa de análises, Samuel Torres, ressalta que, apesar do ministro não ter dado muitos detalhes sobre a proposta que defende, “em oportunidades anteriores, Paulo Guedes afirmou que a alíquota desse tributo poderia ficar entre 20% e 25% e que a ideia seria reduzir concomitantemente o imposto sobre os lucros das empresas, de forma a incentivá-las a reinvesti-los, estimulando a economia real.”

Diante disso, o relatório disponível gratuitamente se debruça a avaliar qual modalidade de investimento seria mais e qual seria menos impactada pela mudança, ainda não confirmada. “Com a isenção atual, considerando um mesmo retorno e distribuição de dividendos, os ETFs apresentam uma rentabilidade líquida de IR um pouco inferior à compra direta de ações. Porém, com a tributação de dividendos para pessoa física, os ETFs passariam a ser mais vantajosos do ponto de vista tributário”, afirma Torres.

Neste caso, fundos como o BOVA11 e o IVVB11, recomendados pela casa de análises na Carteira Capital (a principal carteira de investimentos da Capital Research), são destacados no relatório como maneiras fáceis, práticas e com menor demanda de capital para alocar no mercado acionário, de forma diversificada e sem ter de acompanhar o que acontece com cada ação.

“Esses ETFS replicam, respectivamente, o Ibovespa e o S&P 500. Para fazer isso, esses fundos compram as ações dos respectivos índices nas devidas proporções, fazendo com que sua rentabilidade acompanhe a do índice”, explica o analista-chefe, ressaltando que, dessa forma, o investidor estará exposto aos mesmos rendimentos, mas sem o impacto da tributação mencionada por Guedes.

De acordo com a Capital Research, isso acontece porque quem investe em ações, atualmente, acaba obtendo um retorno líquido de IR um pouco superior, mas, se os dividendos recebidos por pessoa física passarem a ser tributados, quem investe em ações diretamente será mais impactado, mesmo que a alíquota de Imposto de Renda sobre os dividendos seja a mesma do ganho de capital (15%). Portanto, “comparativamente ao que é hoje, investir em ETFs será mais atraente do que investir diretamente nas mesmas ações replicadas por eles”, conclui Samuel Torres.

Para ver o material completo, acesse aqui.

Sobre a Capital Research

A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup foi fundada em outubro de 2019 com a missão de entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários e reforçou isso ao se tornar a primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil, em junho de 2020. Na plataforma, os usuários encontram recomendações de investimentos de uma equipe de analistas certificados, tanto no formato de relatórios quanto por meio das carteiras de recomendação, como a Carteira Capital, a Carteira de Ações, a Carteira de Renda Fixa, a Carteira de Fundos Imobiliários e a Carteira de Fundos de Investimento. Além disso, a Capital Research disponibiliza um portfólio de tutoriais sobre investimentos no site e envia uma newsletter diária e exclusiva com as atualizações do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto