Logo
Imprimir esta página

Finanças Pessoais: Crescem Golpes Sobre Pirâmides Financeiras

Retorno financeiro muito acima dos investimentos tradicionais e garantia do retorno sobre o capital investido de forma rápida. Essas são as principais falsas promessas das pirâmides financeiras. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), denúncias de possíveis crimes e golpes, entre eles pirâmides financeiras 184 relatos em 2019, o maior da história, e 41% superior aos 130 no ano anterior.

A especialista em finanças pessoais, Carol Stange, também relata que muitos investidores a procuraram com dúvidas sobre produtos financeiros que prometiam lucros acima do normal. “Orientei essas pessoas a procurarem a CVM para a verificação se existem registros para a atuação no mercado financeiro destas empresas. “Com a crise financeira, aumentou a quantidade de pessoas que me consultaram com dúvidas de investimentos que prometem retorno muito acima do mercado e que podem ser até caracterizados como pirâmides e por isso, é preciso cautela”.

Carol Stange explica que nesse sistema, a companhia não deixa claro em quais produtos está investindo o seu dinheiro e também não registra as aplicações em seu nome. Esse tipo de “negócio” fraudulento e considerado crime no Brasil, também promete retorno financeiro, caso o participante indique novos investidores e desta forma caracteriza-se o nome pirâmide financeira. Sendo que, os investidores mais antigos são pagos com os recursos dos novos participantes para ingressarem no negócio e os novatos sempre precisam investir um valor pré-determinado.

Nessa operação, não existe lucro real, apenas a utilização de dinheiro dos novos membros para pagar os membros mais antigos. Os retornos prometidos no início do investimento costumam ser entregues pelo fraudador como forma de mostrar que o investimento é sério e as promessas estão de fato sendo cumpridas, mas esses negócios quebram a qualquer momento. “ A principal dificuldade com o passar do tempo é que haverá dificuldade para incluir novos participantes na operação, impossibilitando a manutenção de seu ritmo de crescimento. Com a falta de novos investidores, as receitas diminuem e o fraudador não tem mais capacidade de remunerar os mais antigos”, finaliza ela.

Para não cair em um negócio fraudulento, confira 7 sinais que vão ajudar na identificação de pirâmide financeira:

O Efeito Halo

É comum que os fraudadores vendam uma imagem de investidores bem-sucedidos, milionários e com supostos métodos de sucesso financeiro comprovados. Não se deixe levar pelas aparências! Essa tática é amplamente utilizada para recrutar novos membros para a pirâmide. É o que o campo das finanças comportamentais chama de “Efeito Halo”, onde a mente humana julga e tira conclusões sobre outra pessoa a partir de estereótipos.

Prova Social de Sucesso Financeiro

Sabe os eventos grandiosos com fotos de viagens dos fundadores e a coleção de carrões do dono do esquema como prova de que ele realmente ganhou dinheiro com isso. A ostentação é uma manipulação clássica usada para como prova da rentabilidade do negócio.

É por tempo limitado!

Para atrair novos participantes, os fraudadores costumam vender a ideia de que aquele investimento é valioso, exclusivo e trata-se de uma possibilidade única de conseguir altos retornos – e, chances assim não aparecem todo dia à nossa porta!

Busca constante por novos integrantes

Geralmente o investidor é avisado sobre a necessidade de convidar familiares e amigos logo no começo do esquema, e os pedidos por novos integrantes são reforçados ao longo da vida útil da pirâmide.

Rentabilidade garantida e nenhum risco

Promessas de alta rentabilidade e de baixíssimo (ou nenhum) risco. Não há segredo: em finanças, risco e retorno andam de mãos dadas. Ligue o sinal de alerta para qualquer promessa de retornos elevados e garantidos, riscos baixos ou inexistentes e ainda, em um curto espaço de tempo.

Não há registro nos órgãos reguladores

As pessoas que caem nos golpes das pirâmides financeiras não costumam saber que é obrigatório, para que um investimento seja comercializado no brasil, o seu registro de distribuição em órgãos como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Essa consulta pode ser realizada facilmente no site da autarquia.

Depósitos em contas pessoais

E por fim, o fraudador pede depósito em conta corrente de pessoa física como forma de garantir a participação do investidor no esquema. Transferir recursos diretamente para contas corrente pessoais, ou para uma conta bancária de uma empresa sem registro na CVM é o ultimo sinal de que algo não está certo.

SOBRE CAROL STANGE – Ao longo dos seus 15 anos de experiência na orientação de amigos e clientes sobre finanças pessoais e desenvolvimento de pequenos negócios, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e cursos (presencial e online) para em torno de 1,5 mil pessoas. É colunista sobre finanças pessoais dos veículos Guia Bolso, Cobizz, Revista Em Condomínios (maior mídia regional do país) e do blog empresarial Paketá Crédito. É também multiplicadora do programa de educação financeira "Eu e meu dinheiro" do Banco Central. Já foi consultora de economia doméstica no programa Mulheres da TV Gazeta.

É criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, com a produção de conteúdo voltado para pais que desejam educar seus filhos através de conceitos práticos de educação financeira, e de conteúdos para jovens e crianças, que podem ser utilizados nas escolas. É certificada internacionalmente pelo ICF (Instituto Coach Financeiro) com Especialização em Planejamento Financeiro Pessoal pela GFAI (Academia de Planejamentos Financeiros). É formada em administração de empresas pela PUC – PR, cursou MBA em Gestão Empresarial pela UEL/MEB e MBA em marketing pela PUC -SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto