Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coronavírus faz confiança do empresário de SP cair quase 40%

O índice IFECAP, que mede a confiança do empresário do comércio no Estado de São Paulo, apresentou a maior queda da série histórica em maio. A pesquisa registrou diminuição de 39,4% nas expectativas. Em comparação com o mês de maio de 2019, a queda foi ainda maior, de 51%.

A redução brusca no "humor" dos empresários em proporções jamais vistas ocorre por conta da profunda queda nas vendas e da incerteza de crescimento, causados pela pandemia de coronavírus, que impossibilita a abertura de uma série de comércios para conter a propagação da doença.

A pesquisa é feita por telefone e, segundo o professor e coordenador do estudo, Erivaldo Costa Vieira, a equipe constatou durante as entrevistas sentimentos de pânico, angústia e desânimo.

"Vivemos um momento sem paralelo no histórico da pesquisa de confiança dos empresários do comércio paulista. Mas, apesar das difíceis circunstâncias do momento e da nuvem espessa de incertezas, o Índice Futuro não caiu bruscamente como o indicador de Momento Atual, o que indica uma leve esperança na recuperação gradativa nas atividades do comércio por parte daqueles que trabalham no setor", opina.

NÚMEROS EM DETALHES

Índice Futuro: apresentou queda de 40%, na comparação com o mês de maio de 2019. Registrou 94,25 pontos, cruzou a faixa de valores abaixo de 100, que considera pessimismo na metodologia do IFECAP. No entanto, vale ressaltar que este indicador chegou a números inferiores ao que acompanhamos neste momento, entre setembro de 2015 e abril de 2016. Este índice é calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses.

Índice Momento Atual: foi o indicador que sofreu maior retração, de 62%, na comparação com o mesmo período de 2019, o que mostra imenso desalento dos empresários do comércio paulista em relação ao momento atual. O índice atingiu 40 pontos para o mês de maio, o menor valor da série histórica. O índice corresponde às respostas dos empresários sobre as encomendas atuais a fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios.

Índice Geral: é o indicador composto pela agregação dos dois índices descritos acima. Registrou queda profunda em comparação com a última pesquisa realizada em março. A queda foi de 39,4%, chegando a 61,7 pontos, na série sem ajuste sazonal. Este é o menor valor já registrado, cruzando a faixa de valores abaixo de 100, que considera pessimismo na metodologia do IFECAP. Na comparação com o mês de maio do ano anterior, a queda foi ainda maior, registrando queda de 51%.

No mês anterior, abril de 2020, não foi realizada a produção do Índice IFECAP, devido ao decreto que permitia apenas a abertura de comércios e serviços essenciais. A equipe de pesquisadores realizou esforço na produção do índice do mês de maio. Durante os 8 dias de coleta, seguindo a metodologia, obteve-se uma amostra reduzida, 65,52% menor do que o habitual. Atrelado a este cenário, encontrou-se também dificuldade no contato com os empresários de todos os setores. Sendo assim, frisamos a importância de levar em consideração a existência de possíveis problemas amostrais e de "viés de atividade".

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS