Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Público sênior: Como fintechs e seguradoras podem aproveitar o momento atual para inovar e atingir o público mais velho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Clara
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pandemia do novo coronavírus dá chance às empresas de atenderem mais assertivamente um público cada vez mais independente financeiramente e digitalizado

Para grande parte das fintechs, não será fácil sair ileso da crise atual. Será preciso pensar em novas soluções e inovações para recuperar o ritmo de atividades. A brusca redução na demanda de serviços e o grande volume de demissões contribuem para que pequenas empresas do setor financeiro pensem em soluções viáveis para manterem seu capital. E a tecnologia é uma grande aliada neste cenário: de acordo com um estudo da Forbes, na Europa, o uso de apps digitais de fintechs cresceu cerca de 72%.

Correndo contra o tempo, bancos também se veem obrigados a lidar com a adaptação para o meio digital. Campanhas baseadas na transição digital saudável da população idosa e alfabetização digital já estão sendo veiculadas. Ainda assim, poucas marcas se mantêm atentas aos novos padrões de mercado e serviços voltados exclusivamente a esse público, que supera os 29 milhões de pessoas - responsáveis por 20% do consumo registrado no Brasil.

Segundo levantamento feito pela Economist Intelligence Unit, apenas 30% das empresas planejavam ações focadas no cliente 60+, cenário que deve ser bastante alterado agora, após a pandemia do novo coronavírus, que ascende a necessidade das companhias se prepararem cada vez mais para atender novos hábitos do consumidor em geral, incluindo a população sênior, que faz cada vez mais uso da tecnologia.

Um mapeamento da ilegra, empresa global de design, inovação e software, sobre o relacionamento do público sênior com a tecnologia - principalmente no setor de finanças - reuniu mais de 30 fintechs nacionais e internacionais. Segundo o estudo, apesar de tímidas, o Brasil têm iniciativas promissoras no setor.

Um dos principais pontos de atenção é quanto à segurança. Mais vulnerável a golpes e fraudes, o público sênior desperta interesse em instituições e fintechs focadas em desenvolver soluções de segurança bancária, por exemplo. A gestão financeira familiar também é uma preocupação crescente no que diz respeito ao público mais velho. Segundo Caroline Capitani, VP da ilegra e responsável pelo mapeamento, os filhos passam a ser vistos como autenticadores de pagamentos e transações. “Percebemos que, mesmo distantes, eles podem dar um ‘double check’ nas movimentações. Essa é uma grande oportunidade a ser explorada”, diz.

“É possível facilitar o uso de aplicativos e soluções digitais de bancos e empresas do ramo financeiro, tornando o sênior hábil para fazer suas transações e pagamentos sem ter que se deslocar até uma agência”, pontua Caroline.

Oportunidades no setor de seguros

As possibilidades de negócio se estendem à área de seguros. No setor de turismo, por exemplo, a adesão dos 60+ é um movimento crescente. Nesse contexto, surgem oportunidades a serem exploradas por empresas do segmento, como oferta de seguros de viagem personalizados e financiamento de viagens especialmente desenvolvidos para o público sênior e suas características econômicas. “Em um cenário pré-pandemia, víamos a ascensão do turismo para esse público. Isso, por sua vez, foi impactado. Ainda assim, é uma coisa a se explorar por aqui”, pontua Caroline.

Outro tema sensível ao público sênior, segundo a VP, é o acesso à saúde. Segundo Caroline, esse é o momento de empresas de seguros investirem em dispositivos e aplicativos de monitoramento, alertas e lembretes que já têm sido usados para a manutenção e controle da saúde do sênior - mas com espaço ainda para planos de saúde mais adaptados e customizados à realidade dessa faixa etária. “Se observarmos a movimentação de startups do Vale do Silício, como é o caso da Clover e Bright Health, vemos que o foco está no esforço pela acessibilidade e inclusão aos serviços médicos, por meio da criação de seguros personalizados. No Brasil, é necessário que haja uma maior atenção para esse público, principalmente nas iniciativas de home care, por exemplo”, conclui Caroline.

Sobre a ilegra

A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com 17 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado inquieto. Com parcerias estratégicas com Google, AWS e GitHub, a empresa possui em seu portfólio de clientes companhias líderes de mercado que tem a inovação em seu DNA, como Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank, Orizon, Embraco, AGCO, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar