Brasil,

O Brasil precisa olhar o mercado real para sair da crise do coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por Leandro Batista de Oliveira

Antes da crise econômica provocada pelo coronavírus, a maior preocupação dos brasileiros era com os ajustes e política econômica que colocaria o país no rumo da expansão do mercado. Mas, de repente, tudo mudou nos últimos meses, colocando em xeque planos e objetivos estipulados para o ano. Agora, o mundo inteiro se vê diante do maior tombo financeiro desde a Grande Depressão, em 1929, o qual é bem provável que ficará conhecido na história como a Crise do Coronavírus.

Ocorre que o mundo mudou de lá para cá, e nenhuma economia está parada. O Reino Unido, por exemplo, vai pagar 80% dos salários de todos os trabalhadores para evitar demissões. Na Alemanha, o pacote econômico atingirá 30% do seu PIB (Produto Interno Bruto) e nos Estados Unidos, o valor do pacote vai ser maior que todo o PIB do Brasil, somando 2 trilhões de dólares.

No Brasil, as medidas adotadas até aqui parecem insuficientes e ineficazes para dar conta do recado, a exemplo do auxílio Coronavoucher, de R$ 600, que não atinge os que precisam e nem chega na velocidade ideal.

O que vemos são empresas com dificuldade de acessar o crédito, algumas por não ter uma contabilidade eficiente, outras por burocracia e despreparo do mercado financeiro para viver em ambiente de guerra. E as medidas de proteção do emprego mudam a todo momento com a publicação de Portarias, prejudicando sua utilização efetiva, gerando insegurança jurídica e ansiedade em toda sociedade.

Entendo que está na hora do Brasil levar realmente a crise a sério, do ponto de vista sanitário e econômico, e utilizar todas as ferramentas disponíveis de forma eficiente e estruturada. Na perspectiva econômica, temos as políticas monetárias, há tempo negligenciadas por causa do combate à inflação. É claro que ninguém quer a volta da inflação, mas, com queda no consumo de 20% neste ano, é loucura pensar que a inflação irá voltar tão cedo. Além disso, a taxa de juros, que já está no menor patamar das últimas décadas, não será suficiente para qualquer reação ou retomada da economia.

Temos um cenário de incertezas. E, geralmente, o que as pessoas fazem nesse momento? Freiam o consumo. As empresas, por sua vez, ou demitem preventivamente para guardar caixa ou ainda fecham as suas portas. Isso tratado de forma isolada é um problema, mas imagine todos os agentes econômicos tento essa postura ao mesmo tempo?

Então, é preciso ampliar o dinheiro disponível, para que ele chegue a quem precisa e, mais do que isso, para que esse dinheiro retorne a economia pelo seu multiplicador. E como se faz isso? Lógico, “imprimindo dinheiro” – em outras palavras, permitindo o dinheiro circular.

Esse imprimir é o significado para recompor a base monetária. Não significa ligar a impressora e fazer a cédula de papel, até porque em tempos de cartão de crédito e conta digital, o papel moeda não vale nada nessa guerra econômica.

O Tesouro e o Banco Central devem fazer essa recomposição monetária pelos instrumentos de dívida e recompra de títulos públicos. E, para fazer isso, as políticas devem atingir realmente o mercado real, e não financeiro. Entre as medidas que precisam ser tomadas temos: ampliação do diferimento dos impostos nas empresas, Tesouro atuando mais diretamente para conceder empréstimos diretos para as Pequenas e Médias Empresas. Pode-se devolver 100% do FGTS dos saldos de contas dos trabalhadores, diferir os pagamentos das prestações da casa própria e emprestar dinheiro para pessoas físicas com base no Imposto de Renda, utilizar as ferramentas disponíveis para garantir uma renda mínima aos informais e autônomos e revisar a tabela do IR

Essas medidas elevaram a dívida pública sem dúvidas, porém utilizando a expansão monetária e o próprio mercado é possível evitar um colapso, que no caso brasileiro elevará a quantidade de vítimas para além daquelas que morrerão por causa do coronavirus.

Leandro Batista de Oliveira é contabilista e economista formado pela PUC-SP, especialista em finanças e projetos Six Sigma. Atualmente, é diretor de Operações na Capital Social Contabilidade e Gestão.

Sobre o Capital Social

A Capital Social é um escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Localizado na cidade de São Paulo, atende PME's do Brasil inteiro por meio de uma metodologia de contabilidade consultiva, efetiva e digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar