“Todos os grandes investidores mundiais, sem exceção, enxergam esse momento como o melhor para se fazer investimentos”, analisa Roberto Teperman, head of sales da Legg Mason, no projeto Encontros Digitais da InvestSmart

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Empresa está realizando uma série de bate-papos com as principais gestoras e assets.

A InvestSmart, assessoria de investimentos credenciada à XP Investimentos, realizou nesta quinta, dia 9 de abril, mais Encontro Digital com o head of sales, business development da Legg Mason, uma das cinco maiores gestoras do mundo, Roberto Teperman. O executivo abordou sobre os benefícios da diversificação e do investimento no exterior.

Teperman fez um retrato desta pandemia e a classificou como a maior crise desde 1929, sinalizando que o investidor tem medo do imponderável. O executivo lembrou ainda que tivemos em pouco tempo, 2 “cisnes negros” - termo criado pelo autor Nassim Taleb para explicar um evento raro, imprevisível e de grandes proporções, cujas consequências são desconhecidas -: Rússia e Arábia Saudita. E, agora, o Covid 19.

“Quando expostos a essas circunstâncias, os agentes econômicos ficam sem “um rumo”, o que aumenta ainda mais a incerteza. Dado o seu impacto, ele afeta não só a economia de um modo geral, mas também o mercado financeiro, cada vez mais globalizado. E coronavírus não é uma variável quantificável. Foi a primeira crise financeira sem uma variável financeira”, revela Teperman.

O mês de março foi o pior mês histórico da Bolsa Americana e também da Bolsa Brasileira. As economias entrarão em recessão.”

Para o executivo, a melhora no mercado financeiro, que já está acontecendo, não foi apenas pela quantidade de dinheiro que os governos estão injetando, mas também porque agora já é possível conhecer melhor o vírus e como se comportam as curvas de achatamento. Dessa forma, é possível prever o tempo da pandemia.

“O Índice de Basileia - índice que mede a solvência de determinada instituição financeira -, nos EUA, era de 3,3 em 2008. Hoje, está em 13, ou seja, quase 4X do que era. Então, é mais fácil de enfrentar essa crise atualmente do que se estivéssemos lá em 2008, ano em que várias leis foram aprovadas para uma possível nova crise, possibilitando uma reação mais rápida. De 12 a 18 meses, quando a vacina já estiver disponível, iremos encarar o Covid-19 como uma gripe normal”, prevê.

De acordo com Roberto Teperman, a partir de 2022 devemos ter um PIB mais forte, tanto no Brasil, quanto no mundo.

O Fundo Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund conta com mais de 20 bilhões de dólares de caixa. Há 16 anos que mantem ativos na carteira, como Amazon, a maior varejista do mundo e a segunda maior operação de nuvem do planeta. Outro papel essencial para eles é a Dinsey, uma das 3 maiores empresas de mídia do mundo atualmente.

Suas maiores posições de ativos são na Amazon, Microsoft, Facebook e VISA, pois as pessoas vão continuar realizando compras em cartão. Outros ativos que também são essenciais para o Fundo são Alfabeth, Apple, United Health (saúde), ADOBE, Zoetis (maior produtor de vacinas para cães e gatos), Termo Fisher.xc etc.

Próximos convidados do “Encontros Digitais”:

13/04 – Eleven Financial Research
15/04 - Banco Opportunity
16/04 - NEO Investimentos
22/04 – Safari Capital
27/04 – Novus Capital

CONFERÊNCIAS ONLINES JÁ REALIZADAS

Durante duas semanas, várias assets e gestoras participaram das conferências onlines promovidas pela InvestSmart.

As gestoras NCH Capital – com o gestor James Gulbrandsen;
Franklin Templeton – com o CEO Marcus Vinicius Gonçalves e o diretor de investimentos em Renda Variável, Frederico Sampaio,
Leblon Equities, por meio do sócio-fundador e CIO da Pedro Chermont,
ARX Investimentos, com seus gestores Rogério Poppe e Pierre Jadoul
CA Indosuez, com o CIO da Fábio Passos ao lado do gestor de Renda Fixa, Andre Fadul,
Pacífico Gestão de Recursos com o sócio-fundador e gestor de investimentos em Renda Fixa da Eduardo Carvalho
Távola Long Short com o gestor do Fundo Jacques Zonichenn
AZ Quest com o CIO Alexandre Silvério
JP Morgan com Gabriela Santos, estrategista de mercado global
Sparta Fundos de Investimentos com o CEO Ulisses Nehmi
Giant Steps Capital com o sócio e cofundador Flávio Terni
Legacy Capital com Gustavo Pessoa, sócio-fundador e responsável pela área de Renda Fixa
Vinci Partners com os sócios Fernando Lovisotto e Rodrigo Coelho
RBR Asset Management e Mogno Capital com o CEO e fundador Ricardo Almendra e o CEO Daniel Caldeira, respectivamente
Porto Seguro Investimentos com o gestor de Renda Variável Marcelo Faria
Athena Capital com o sócio-fundador e CIO André Vainer
Garde Asset Management com o CEO Marcelo Giufrida
Claritas Investimentos com o gestor responsável Damont Carvalho pelos Fundos Macro e Marcela Rocha, economista-chefe da Asset.

Sobre a InvestSmart

A InvestSmart é uma assessoria de investimentos, credenciada à XP Investimentos, que tem como foco promover as mais adequadas oportunidades de investimentos aos seus clientes. O escritório foi eleito pela XP Investimentos como um dos melhores, dentre mais de 600, pertencendo ao G-20, e com maior destaque no atendimento ao cliente e na qualidade dos seus serviços.

A empresa vem fazendo história: formada por profissionais altamente qualificados no mercado financeiro, conta com cerca de R$ 3 bilhões sob custódia, mais de 15 mil clientes e 200 assessores, em 18 estados brasileiros.