Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Capital Research divulga relatório sobre o impacto da quarentena nos principais shopping centers do País

Casa de análises analisa situação difícil dos centros comerciais que precisam fechar suas portas como medida de contenção ao coronavírus

O fechamento de shopping centers, recomendado primeiramente para e região metropolitana de São Paulo e, posteriormente, para outras cidades e estados do Brasil, é uma das medidas adotadas para prevenir a propagação do coronavírus no País. Acostumados a receber muito público aos finais de semana, alguns deles fecharam suas portas já na última sexta-feira (20), antecipando a determinação do Governo de São Paulo para que suspendessem as atividades a partir de hoje até o dia 30 de abril. O fato preocupa lojistas e funcionários dos centros comerciais, bem como investidores que contam com ações das principais administradoras que operam em solo brasileiro. Por conta disso, a Capital Research divulgou um relatório com o panorama dos shoppings.

Entre as informações divulgadas, está a situação da Iguatemi, dona de cinco centros comerciais na grande São Paulo e cuja receita de 2019 foi revelada por m². "Fazendo a conta, apenas o Iguatemi SP representa cerca de 20% da receita de aluguel e estacionamento da rede Iguatemi (não considera a receita das torres corporativas). Enquanto isso, a totalidade dos shoppings fechados até o final da semana passada chega a 70% dessa fatia. O impacto, certamente, é muito grande", comenta Felipe Silveira, analista da Capital Research, que afirma que, até o momento, não há como calcular o impacto financeiro das medidas: "não houve, por exemplo, uma definição sobre como ficam as cobranças dos aluguéis nesse período".

O relatório comenta, ainda, as alternativas encontradas pelas companhias para não zerar o faturamento das lojas, como permitir o seu funcionamento para envio de alimentos via delivery, como ocorre nos shoppings da Aliansce Sonae, que fechou as unidades comerciais responsáveis por 71% de suas receitas, e o varejo online, como o praticado pelo Shopping Cidade Jardim em sua plataforma CJ Fashion. "Apesar de se virarem como podem, o efeito para os lojistas tende a ser muito pesado e pode levar muitos a quebrarem, além de impactar a ocupação dos shoppings no médio prazo. No entanto, é essencial garantir a saúde das pessoas neste momento, o que ajuda a economia a se recuperar mais rapidamente depois", ressalta Silveira.

Como forma de tentar minimizar os impactos, a Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings) anunciou a criação de uma linha de crédito de R$ 500 milhões obtida junto ao governo estadual de São Paulo. Os recursos devem ser destinados a varejistas que precisarem de empréstimos para enfrentar a crise causada pela pandemia do coronavírus. A Capital Research não descarta a possibilidade de outras medidas do governo surgirem para compensar as perdas durante o período de quarentena, "mas, tendo em vista a dificuldade que todas as instâncias têm enfrentado na seara fiscal, não é algo tão trivial. Desse modo, ainda é impossível quantificar o tamanho do impacto que essa decisão terá no resultado financeiro e na performance das operadoras de shoppings centers", finaliza Silveira.

Sobre a Capital Research

A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a "Carteira de Ações", a "Carteira de Renda Fixa" e a "Carteira de Fundos Imobiliários".



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS