Logo
Imprimir esta página

93% das compras atuais começam com uma busca pela internet, diz especialista

A informação foi apresentada a empresários do setor de gastronomia durante o workshop Marketing digital para restaurantes, realizado pelo Sebrae/PR

Ter presença digital e atrair seu cliente pelo online não é mais uma alternativaou um diferencial de negócio, mas uma estratégia para quem quer manter-se no mercado. Principalmente no setor de alimentação, com a proliferação de aplicativos de delivery que facilitam a escolha do prato, a entrega e o pagamento. Para orientar os empresários do setor, o Sebrae/PR realizou nesta quarta-feira (12) o workshop Marketing digital para restaurantes, com a especialista Milena Mancini.

Segundo a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, mais de 70% das empresas do setor de turismo no Paraná são do segmento de gastronomia e vivenciam essa preocupação.

“As plataformas de comercialização, como a iqfome, iFood, Rappi, Uber Eats mudaram o jeito como escolhemos comida. E os empresários desse setor sabem que precisam ter presença no universo online. Esse workshop foi organizado para atender uma necessidade trazida por esses empreendedores em busca dos melhores resultados para seus negócios”, explicou a organizadora.

Durante sua palestra, Milena Mancini reforçou a relevância da presença no universo online. De acordo com Mancini, 93% dos processos de compras têm início em uma busca na internet. “Qual será a receita do sucesso para ser bem avaliado e fazer com que o consumidor escolha seu produto, quando há tanta oferta e tanta competição?”, provocou a especialista.

Para introduzir o tema, ela falou sobre o novo comportamento de consumo baseado em recomendações, sobre persuasão das redes de relacionamentos e a presença do mobile na vida dos brasileiros. “Muitos empresários sabem que precisam estar também no virtual, a dúvida quase sempre é como fazer isso de uma forma que gere resultados. Eu sempre recomendo o planejamento das mídias. É fundamental saber para onde você está indo e como vai chegar lá”, explicou.

O Quitutto GastroPub conseguiu crescer 40% depois de seu primeiro trabalho com o Sebrae/PR, por meio do Sebraetec. Para o empresário Rafael Quitutto, as atualizações e workshops oferecidos pelo Sebrae/PR são fundamentais para quem quer sustentabilidade e lucratividade nos negócios.

“Atualmente, usamos o Instagram para divulgar novos pratos, promoções e a marca. Mas entendo que há muito a aprender para fazer diferente, quem sabe até para passar a vender online, o que ainda não fazemos”, avaliou o empresário.

Segundo Mancini, o Quitutto é um dos estabelecimentos atentos à preferência dos brasileiros. Uma pesquisa recente revelou que o Instagram é a rede social favorita de 47,1% dos entrevistados. O Facebook ficou em segundo lugar com uma folga considerável e apareceu como a escolhida de 29,6%.

“O Instagram é a rede perfeita para quem trabalha com gastronomia. Sugiro aos meus clientes que utilizem a foto do momento, feita pelo celular mesmo, nos stories para registrar o agora. E as fotos profissionais, produzidas, devem ser usadas no feed. Não deixe de marcar a localização de seu negócio e algumas hashtags. Também recomendo as lives, que fazem com que seus seguidores lembrem-se de você”, explica a especialista.

Com a experiência de 43 anos no ramo de alimentação, o empresário Augusto dos Santos, da Devons Steak House, saiu surpreso com as possibilidades apresentadas durante a palestra.

“O empreendedor precisa conhecer um pouco de tudo para poder estar à frente de seus negócios com segurança. Essa era uma área pouco familiar para mim. Sem conhecimento sobre as particularidades dos negócios no ambiente online, ficava difícil entender se as soluções propostas pela agência eram boas de fato para nosso perfil. Agora tenho argumentos e mais clareza quanto ao que precisamos e para onde vamos”, contou.

Para encerrar, a palestrante frisou aos empreendedores que o marketing digital não se limita às redes sociais – que são apenas ferramentas nesse universo.

“É fundamental ter presença no Google, em sites de reputação (como os aplicativos de delivery), e, mais importante que qualquer outra estratégia, ter seu próprio site, que é o único território onde você tem total controle da informação. Nele você deve colocar um mapa com seu endereço, que pode ser do próprio Google Maps; fotos, que você pode puxar do Instagram, e um link para atendimento por WhatsApp Web, que é outro grande fenômeno no setor da gastronomia”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto