Empírica Investimentos lança primeiro FIDC voltado à ativos de Energia Solar do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Belo Abilio
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Gestora espera viabilizar mais de R$ 150 milhões em contratos somente no primeiro ano

Com o propósito de democratizar o acesso a geração de energia com sistema solar próprio, a Empírica Investimentos acaba de lançar o primeiro FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) voltado para o mercado de energia solar do Brasil. Em parceria com a Insole, fintech que financia soluções em energia solar fotovoltaica, os direitos creditórios cedidos ao FIDC, tanto lastreados em CCBs quanto em Contratos de Aluguel de Equipamentos, terão prazo máximo de pagamento de até cinco anos e a expectativa é que sejam viabilizados mais de R$ 150 milhões de contratos somente no primeiro ano.

Segundo Giuliano Longo, sócio-diretor da Empírica, neste primeiro momento serão cedidos ao FIDC apenas contratos firmados junto a Pessoas Jurídicas (Comercial e Industrial). “Posteriormente, será analisado pelo gestor e pelos investidores do fundo a aceitação de contratos firmados junto a Pessoas Físicas (residencial)”, explica. E completa: “Somos pioneiros na estruturação e gestão de fundos em diferentes nichos e estamos confiantes com essa nova parceria com a Insole no setor de energia solar”.

O mercado de energias sustentáveis tem um grande potencial e perspectiva de crescimento nos próximos anos globalmente. O Brasil ainda possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar e teve um crescimento de mais de 300% no setor apenas em 2018. A aposta nessa tendência, além de gerar uma energia limpa e renovável, ainda reduz gastos.

“Estamos nos tornando referência em crédito para o mercado de geração distribuída e, de forma inovadora, conseguimos substituir o gasto mensal com a conta de energia elétrica por investimentos, desta forma fazemos com que mais clientes gerem a sua própria energia de forma sustentável”, afirma Ananias Gomes, CEO e fundador da Insole. “O FIDC Empírica Insole Energia Solar surge como uma fonte alternativa de financiamento. Com isso, decidimos ampliar nossas fontes de funding com uma proposta inovadora e complementar ao funding de nossas instituições financeiras parceiras. A iniciativa expande o modelo de negócio da Insole para acelerar o crescimento nos próximos anos e permite aos investidores institucionais acessar uma nova classe de ativos financeiros caracterizada por prazos longos”, completa Gomes.

Atualmente, a Empírica Investimentos detém cerca de R$ 2,5 bilhões de ativos sob gestão e mais de 25 FIDCs, sendo uma das primeiras gestoras a estruturar e gerir fundos para fintechs, como Creditas, BizCapital, Noverde e A55. A empresa também possui outros FIDCs nos setores imobiliário, saúde, meios de pagamentos, telefonia, infraestrutura, entre outros.

Sobre a Empírica Investimentos

Fundada em 2009, a Empírica Investimentos é uma gestora de recursos independente. Seus sócios-diretores foram precursores do mercado de FIDC e de fundos de investimento de crédito privado high yield. Hoje, a empresa atua com fundos de investimento em diferentes setores da economia, participando de operações no mercado imobiliário, agronegócio, infraestrutura, telefonia, mercado financeiro e meios de pagamento.

Sobre a Insole

No mercado há sete anos, a Insole é uma fintech que financia soluções em energia solar fotovoltaica. Conta com um time de mais de 150 experts no desenvolvimento de soluções inovadoras de energia solar, substituindo o custo com a energia elétrica por investimentos em projetos feitos sob medida para clientes residenciais, comerciais e industriais.