Logo
Imprimir esta página

Por Que os Digital Banks Estão Quebrando?

Rafael Pimenta, co-CEO da BTX Digital

Um assunto que vem tornando-se pauta em diferentes mídias nos últimos tempos são os balanços econômicos e grandes investimentos dos digital banks, que evidenciam a crescente evolução deste modelo de negócio. No entanto, apesar da positividade econômica, existe um grande risco que muitas instituições financeiras estão sujeitas a enfrentar: a falência por falta de lucratividade.

Mesmo com um arsenal de bancos digitais em crescimento, casos como o do Banco Neon, que surpreendeu inúmeros usuários com a notícia de que o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da companhia, podem acontecer. Sendo assim, para uma instituição evitar sua quebra seria preciso seguir a risca certos critérios que garantam a estabilidade, receita favorável e gastos reduzidos da empresa como:

Redução de custo

Em primeiro lugar, é de suma importância saber todos os gastos de manutenção do banco e entender qual investimento poderia reduzir estes custos. No caso de sistemas digitais financeiros, a grande vantagem em relação aos bancos tradicionais é o uso estratégico de tecnologia. Por isso, quanto mais a instituição investir neste setor, menor serão os custos futuros. Por exemplo, implementar inteligência artificial para operar toda a plataforma e responder dúvidas dos clientes poderia garantir uma redução de mão de obra e, consequentemente, gastos com funcionários.

Outras Fontes de Receita

Para um banco se manter lucrativo, ele não pode apenas depender de uma fonte de receita. Apesar da maior parte da renda precisar da abertura de contas e permanência dos clientes, disponibilizar outros serviços também é uma opção. Recarga de celular, financiamentos, pagamento de boletos e - até mesmo - planos de saúde são formas de aumentar a movimentação do sistema bancário.

Ecossistema Integrado

Outra forma de gerar rendimento é através de produtos pertencentes ao banco, mas que possuem seu próprio sistema de vendas integrado, como a produção de máquinas POS e terminais eletrônicos.

Movimentação do dinheiro

Toda instituição financeira precisa movimentar dinheiro para aumentar sua receita. Porém, para garantir a estabilidade tanto dos clientes, quanto do próprio banco, é importante ter um fundo de investimento. Através dele é possível manter a constante rotatividade do capital do banco, além de passar maior segurança aos usuários.

Simplicidade da plataforma

Uma das características principais dos bancos digitais, que foi primordial para a sua ascensão popular, é a simplicidade das plataformas. Possuir um campo de acesso limpo, intuitivo e prático para a visualização das contas sempre atrai novos usuários.

Com estes cinco pilares, as chances do banco quebrar são reduzidas consideravelmente, podendo gerar uma receita bastante favorável. Além disso, para otimizar o processo de estruturação é sempre recomendável que a empresa contratada para a construção do sistema tenha expertise em diversos setores de atuação como, por exemplo, marketing, vendas, manutenção e outros, passando segurança e desenvolvendo um trabalho certeiro para o projeto.

*Rafael Pimenta é especialista em desenvolvimento de negócios com rápida escalabilidade. Jovem executivo, começou a atuar no ramo da tecnologia aos 11 anos. Aos 23 anos, vendeu uma de suas empresas para uma multinacional inglesa, impulsionando-o para novos mercados. Desenvolveu e operacionalizou soluções inovadoras, como o primeiro aplicativo de táxi do Brasil, o primeiro sistema de venda de ingressos via QR Code, além do app de chamada de emergência do SAMU192 via Facebook - que fez com que ganhasse o prêmio Ministério da Saúde na Campus Party de 2014. Atualmente Pimenta é Board Member de treze empresas inovadoras em diversos setores, além de Founder na RedLions Capital e co-CEO na BTX Digital, grupo americano especializado em "rebancarização" de mercados através do lançamento e operacionalização de bancos digitais de nicho para empresas do middle market.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto