Brasil,

Produtividade de fazenda amenta em 71% com ajuda da irrigação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Propriedade localizada em Balsas, no Maranhão, foi a primeira no Estado a construir poço tubular de alta vazão que proporcionou utilizar os pivôs centrais

A cada safra que passa, os custos nas propriedades só aumentam, despesas com maquinário, combustíveis, contas são recorrentes e crescentes. Por outro lado, em muitas fazendas a produtividade, principalmente nos últimos anos, segue estática, ou seja, com o aumento nas despesas e estagnação nas receitas, a conta não fecha. Foi um desses motivos que levou o agricultor e administrador, Eliezer Zimerman, a promover grandes mudanças em sua propriedade.

O agricultor que cultiva soja e milho em uma área de 600 hectares recorreu a irrigação. Com os equipamentos, numa área de 240 hectares, nesta última safra, a propriedade teve uma produtividade média de 60 sacas da oleaginosa por hectare, enquanto nas áreas não irrigadas, a produtividade foi de 35 sacas por hectare. Ou seja, um aumento de produtividade em 71%.

Devido ao posicionamento do pivô, não é possível estender a irrigação para 100% da área, mas segundo Zimerman, há a intenção e projetos para aumentar em mais 30% a área irrigada que para essa propriedade já seria o ideal. “O uso da irrigação em nossa propriedade é estratégica, como complemento para a chuva. O pivô nos dá a segurança de colhermos uma safra muito melhor e mais constante”, destaca o produtor.

Investimento inédito no Maranhão

Para tornar o projeto de Eliezer viável, ele teve que fazer um poço tubular de alta vazão em sua propriedade. Entretanto, como até então no Estado não havia nenhum desse modelo, teve que ter paciência e persistência para seu projeto ser aprovado. “Foi muito difícil para conseguir a licença, pois os órgãos responsáveis nem tinham conhecimento de poço de alta vazão. Foram dois anos para conseguir a licença”, diz Zimerman.

Além da parte burocrática, a decisão de fazer o poço precisou ser muito bem pensada e planejada, já que o projeto precisava de um investimento alto, de cerca de R$1,5 milhão, sem ter certeza que haveria água suficiente. “Graças a Deus nosso projeto deu certo, e temos uma excelente vazão. Agora somos referência na região, sempre recebo visita de produtores rurais que vem conhecer nosso trabalho”, diz o produtor.

Com a implementação do poço Zimerman conseguiu instalar dois pivôs centrais de irrigação Zimmatic by Lindsay. Os equipamentos são projetados tanto para pequenas quanto para grandes áreas. Seu projeto modular permite a Lindsay configurar sistemas longos e reduzir o custo do sistema. Cada pivô é implantado conforme condições específicas de clima, topografia e de cultura.

Irrigação à distância

Além dos pivôs centrais Zimmatic, a fazenda também utiliza o FieldNET, outra solução da Lindsay. A ferramenta de gerenciamento remoto exclusiva, possibilita a irrigação em vários tipos de terreno e solo para aumentar a produtividade e utilizar melhor os recursos naturais. Além disso, o gerenciamento é sem fio e totalmente integrado e permite a visualização e controle de seus sistemas praticamente de qualquer lugar, basta ter acesso de um celular, computador ou tablete.

Sobre - A Lindsay América do Sul é subsidiária da americana Lindsay Corporation., e tem sua sede no Brasil, em Mogi Mirim-SP. Produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas ZIMMATIC, FIELDNET, GROWSMART e IRZ. Atuando na fabricação de pivôs centrais e distribuição de equipamentos agrícolas há mais de 55 anos e com matriz localizada Omaha, no estado de Nebraska a Lindsay tem sistemas de irrigação em operação em mais de 90 países. www.lindsaybrazil.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar