Logo
Imprimir esta página

Balanço parcial da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registra crescimento modesto

Em meio às dificuldades econômicas e alta carga tributária, setor segue cumprindo papel de levar à população produtos essenciais para a saúde e o bem-estar

De janeiro a outubro de 2019, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos registrou crescimento nominal de 5% em seu faturamento na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Em termos reais, a expansão das vendas foi de 0,69%.

O modesto crescimento, segundo o presidente-executivo da associação, João Carlos Basilio, é efeito não só das dificuldades econômicas do país, mas também de um aumento brutal da carga tributária do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos nos últimos anos.

"Somos o 2º setor mais tributado do país atualmente e, em meio ao cenário de recessão econômica que persiste há anos no Brasil, temos realizado constantes esforços para superar as dificuldades presentes em toda a nossa cadeia, no intuito de seguir oferecendo à sociedade itens essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar", explicou.

A ABIHPEC vê com preocupação a proposta de Reforma Tributária apresentada pelo Governo Federal em novembro. De acordo com Basilio, ela pode acarretar um aumento da oneração que pesa sobre o setor e, portanto, poderá provocar uma alta nos preços de itens fundamentais para a população e presentes na cesta básica do consumidor, como papel higiênico, creme e fio dental, enxaguatório bucal e sabonete em barra, entre outros. Atualmente, esses produtos são desonerados de PIS, COFINS e IPI.

"Além da essencialidade à população, é preciso compreender que o setor de HPPC gera emprego e oportunidades de trabalho, renda e receitas para o desenvolvimento do país, e esse potencial poderia ser mais bem aproveitado, com um ambiente mais favorável para os negócios, e estímulos para ampliação da produção", reforçou Basilio.

Em meio ao cenário de incertezas quanto à nova reforma tributária, a expectativa para 2020 é de que o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresça 5,1% (nominal).

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto