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Tendências e inovações para o mercado de meios de pagamento em 2020

Por Eduardo Camasmie, diretor da iNSeRT Payments, empresa de meios de pagamento do Grupo New Space

Talvez um dos mais inovadores do mundo, o mercado financeiro no Brasil destoa positivamente, frente a outros países, quando o assunto é implementação de tecnologias disruptivas. E no setor de meios de pagamento o cenário não é muito diferente. Apesar de alguns percalços culturais na adoção de novos métodos (sim, o brasileiro ainda ama o cartão e o dinheiro físico), o segmento vem registrando crescimento e um nível de amadurecimento nunca antes visto.

Para 2020, uma das principais tendências é o pagamento instantâneo, aquela modalidade de transferência de valores entre contas que acontece em tempo real, independentemente do expediente bancário. Isso porque o Banco Central anunciou no fim do ano passado que será o responsável por desenvolver a base de dados e por administrar todo o sistema no País. Além de contar com um órgão da magnitude como o BC para sustentar, os pagamentos instantâneos contemplam as três questões primordiais para o consumidor brasileiro: praticidade, comodidade e segurança.

Com apenas poucos cliques e em questão de segundos será possível efetuar pagamentos, mesmo aos finais de semana e em horários não comerciais, sendo que o valor cairá na conta do destinatário na hora. Além disso, não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF do recebedor, facilitando (e muito) as transações. Esse sistema também ajudará a popularizar outra tendência para 2020: as compras realizadas por aproximação (NFC) e por leitura de QR Code.

Acompanhando o mercado, vejo algumas iniciativas bastante interessantes por parte de fintechs para aumentar o uso de pagamentos via NFC. Recentemente, houve uma promoção do Nubank, por exemplo, em que as chances de se ganhar um prêmio dobravam em caso de pagamentos realizados por aproximação. Apesar de todas as facilidades, uma pesquisa realizada no mês de setembro pela Panorama Mobile Time/Opinion Box mostrou que apenas 17% dos internautas brasileiros que têm smartphones já experimentaram o recurso. Ou seja, ainda há muito espaço para crescimento e a adoção dessa tecnologia de pagamentos será ainda mais forte em 2020.

Outra tendência é o uso de biometria para realizar transações. A tecnologia não é novidade, já é bastante utilizada para desbloquear celulares e até acessar contas bancárias sem a necessidade do cartão e senhas. A novidade aqui é a sua utilização como meio de pagamento. O objetivo da indústria é registrar a biometria previamente em um cartão e, no ato do pagamento, a compra ser validada apenas com a impressão das digitais do cliente. Uma pesquisa recente da Visa mostrou que os brasileiros têm uma forte percepção de que a biometria é mais rápida (85%) e mais fácil de utilizar (89%) do que senhas. Ou seja, esse segmento também será destaque nesse novo ano que se inicia.

O advento da chamada Internet das Coisas, que possibilitou implementar um sistema operacional em diversos equipamentos, me faz incluir o pagamento em dispositivos IoT também como tendência para 2020. Além dos celulares que já são inteligentes há alguns anos, temos visto cada vez mais relógios, pulseiras, TVs e até geladeiras que permitem realizar transações. Essa tecnologia também me faz acreditar que o ano será positivo para o chamado Voice Commerce. A popularização de assistentes de voz, como Siri, Alexa e Google Assistant, corrobora com a minha afirmação anterior e esse método de pagamento traz muitas vantagens para consumidores e varejistas. Imaginemos uma pessoa presa ao trânsito que lembra que precisa comprar um pacote de fraldas, mas que não pode usar o smartphone pois está dirigindo. Em um caso como esse, basta acionar o assistente e fazer o pedido por comando de voz. Trata-se de um novo patamar na forma de oferecer simultaneamente conveniência, agilidade e acessibilidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, 35% das pessoas que possuem assistentes de voz já fizeram compras pelos dispositivos. O que o Brasil está esperando?

O ritmo e a aderência a essas novas formas de pagamento podem variar entre as regiões, muito por conta de questões culturais, economia e infraestrutura oferecida. Mesmo o povo brasileiro sendo um dos mais entusiastas do uso de novas tecnologias, em meios de pagamento isso ainda engatinha. Mas, tendo em vista todos os benefícios que as inovações apresentadas aqui trazem, sendo que muitas delas têm o potencial para revolucionar o consumo de produtos e serviços, é questão de tempo para que se consolidem no mercado. Em um cenário onde a experiência do comprador é fator determinante, quem não se atualizar será consumido pela concorrência.



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