Fraco segundo dia de ganhos, tarifas comerciais chegaram para ficar, petróleo continua vulnerável e perspectivas brilhantes para o ouro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Por Edward Moya, analista de mercado financeiro da OANDA em Nova York

As ações dos EUA estão pisando na água, pois os investidores contemplam a estratégia "compre a calma do comércio e venda a assinatura". No início da Europa, os investidores mostraram pouca reação aos dados do PIB da Alemanha, que mostraram o crescimento mais lento em seis anos e dados de inflação mais frios do que o esperado no Reino Unido, outro sinal de que a economia britânica permanece vulnerável. As ações europeias devem receber algum apoio em pedidos crescentes para que o BCE e o BOE ofereçam mais acomodação em 2020.

Hoje, trata-se principalmente da assinatura do acordo comercial da primeira fase ainda esta manhã. As duas maiores economias do mundo ainda não estão perto de resolver os problemas difíceis. É improvável que consigamos um acordo de fase dois antes da eleição. A China está demorando um pouco porque não tem pressa em oferecer mudanças nas transferências de tecnologia e na proteção da propriedade intelectual. Eles provavelmente preferem lidar com o presidente Trump, mas não têm problemas em estender as negociações. O governo Trump está usando a estratégia de que a China será incentivada a cumprir suas promessas e poderá sofrer mais retrocessos tarifários com o acordo da segunda fase.

Ganhos

A Target apresentou resultados fracos no último trimestre, com as vendas de brinquedos e eletrônicos decepcionantes. As diretrizes de vendas comparáveis para o quarto trimestre também caíram 1,4%, perdendo a estimativa média dos analistas de 3,8%. A Target manteve sua orientação anual, pois ainda preserva suas margens. Se o consumidor dos EUA deve ser forte, não vemos realmente sinais disso tão longe da Target e da Kohls. Kohls apresentou resultados desanimadores na época de festas no mês passado. Podemos não perceber muita fraqueza no setor de varejo, já que Wall Street provavelmente estará confiante com os fortes resultados do Walmart, Amazon e Best Buy. O consumidor gastou seu dinheiro em algum lugar e, no momento, as expectativas são de que foi para um dos gigantes on-line mais amigáveis.

O Bank of America apresentou um resultado de ganhos principalmente positivo como receita de negociação e banco de investimentos do FICC. As despesas subiram mais, mas isso segue uma forte rodada de reduções de custos implementadas no ano passado. O segundo maior credor dos EUA não alcançou os resultados de grande sucesso do JP Morgan, mas o lucro acima do esperado foi suficiente para ajudar as ações a subirem inicialmente. O CEO da BOA observou: “Em uma economia em constante crescimento, marcada por uma sólida atividade de consumidores, nossos colegas de equipe produziram outro trimestre e ano fortes”.

As ações da Goldman Sachs estão em queda após entregar uma perda de ganhos no quarto trimestre, aumentar os custos de litígios e aumentar as despesas. A Goldman publicou receitas melhoradas de vendas e negociação FICC e vendas de ações e vendas de ações.

Petróleo

Os preços do petróleo começaram a retroceder ganhos anteriores, depois que o relatório mensal da Opep apontou um aumento mais forte no crescimento da oferta fora da Opep, superando o aumento da demanda global por petróleo. O relatório da Opep viu a demanda global de petróleo para 2020 aumentar em 140.000 bpd, mas o aumento de 180.000 bpd em suprimentos não pertencentes à Opep deixou o relatório um pouco pessimista. Esperava-se que a produção não pertencente à Opep tivesse aumentos da Noruega e da Guiana, portanto o relatório deve ser considerado resultado comum e nada inusitado.

O petróleo intermediário do oeste do Texas permanece vulnerável quanto mais tempo fica abaixo dos US$ 60 por barril. O suporte inicial está no nível de US$ 57,80, seguido pelo nível de US$ 55,50.

Ouro

Os investidores de ouro receberam luz verde para voltar às preocupações comerciais persistentes e um segundo dia mais suave de resultados. Não parece estar ocorrendo um alívio tarifário significativo neste lado da eleição e isso deve ser muito otimista para o ouro. O ouro foi impulsionado no início da sessão, com a confirmação do menor crescimento econômico da Alemanha em seis anos e dados mais baixos da inflação do Reino Unido, que abrem as portas para o BOE facilitar muito mais cedo do que muitos esperavam.