Plataforma de empréstimos ULend prevê movimentar R$ 40 milhões em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Demanda reprimida e manutenção da taxa Selic devem potencializar crescimento da empresa

A ULend, fintech de empréstimos que conecta pessoas às empresas, prevê movimentar R$ 40 milhões em 2020. O valor é mais que o triplo intermediado pela startup entre o fim de 2018, ano de sua fundação, e todo 2019. Entre outros pontos, há fatores internos e externos que devem tracionar o negócio nos próximos doze meses.

Da perspectiva institucional, há uma forte demanda reprimida: para se ter uma ideia, a Ulend já recebeu mais de R$ 250 milhões em solicitações de empréstimos e viabilizou R$ 12 milhões até o momento. Além disso, em apenas um ano, sua base de investidores já conta com mais de 3 mil cadastros, entre pessoas físicas, jurídicas, family offices e até fundos de investimentos. O ticket médio da empresa também cresceu: de R$ 12 mil para os atuais R$ 18 mil. Acerca dos empréstimos, a média atual é de R$ 220 mil e a perspectiva é que esse número também cresça, chegando à R$ 300 mil.

Esse aquecimento da empresa, por sua vez, vem na esteira da baixa da Selic, atualmente em 4,5%. O índice histórico – e que segue com tendência de queda – vem impulsionando o mercado de peer to peer lending, tanto na ponta dos investidores, como nas empresas que buscam acessar capital qualificado de maneira fácil e sem burocracias. Na prática, pessoas físicas e jurídicas estão buscando alternativas fora dos bancos.

“Há um cenário macroeconômico favorável que beneficia o setor como um todo, não só a Ulend. Os investidores estão percebendo o potencial do peer to peer lending como diversificação de carteira, ao passo que as empresas estão ganhando cada vez mais confiança nesse modelo como forma de se capitalizar”, explica o sócio fundador da Ulend, Gabriel Nascimento.

“O que estamos fazendo é nos estruturar para ampliar nosso alcance e potencializar cada vez mais a qualidade e a excelência de nossos serviços. Acredito que esse seja o caminho para nos diferenciarmos das demais plataformas, considerando, é claro, que ainda existe um oceano azul, já que boa parte do capital ainda está nos bancos”, completa.

Alguns dados de mercado confirmam a afirmação de Gabriel. Segundo informações do Banco Central, o valor total da carteira de crédito de pessoa jurídica na modalidade capital de giro é de R$ 278,6 bilhões, sendo que R$ 185 bilhões ainda estão na carteira dos cinco maiores bancos no País.

Protagonismo no setor

Mas se o cenário externo de fato está ajudando, a Ulend também vem se movimentando para oferecer diferenciais aos seus clientes, dentre eles, sua modalidade de empréstimos com garantia aos investidores. Trata-se de um grande diferencial de mercado, já que quem realiza o empréstimo tem muito mais segurança na transação. “As operações com garantias reais fazem uma grande diferença no nosso negócio. Esse processo é novo no Brasil, mas tem muito potencial, principalmente no mercado de pequenas e médias empresas”, destaca Nascimento.

Para 2020, ainda estão previstos o lançamento de um aplicativo, a automação e a otimização dos sistemas, e a contratação de colaboradores e investimento em marketing. Vale destaque também para a ampliação dos fundos de investimentos na plataforma. Toda essa expansão vem sendo financiada não só pela sua receita, mas também por meio do aporte de R$ 1,8 milhão recém-conquistado via plataforma de equity crowdfunding EqSeed, que, inclusive, ocorreu em apenas 72 horas.

“Estamos muito otimistas com a perspectiva não só do nosso negócio, mas do mercado como um todo. Entendo que vamos entrar em 2020 com uma estrutura cada vez mais robusta e eficiente, de modo a atender às expectativas dos nossos clientes. Nosso entusiasmo é grande, mas sabemos que há muito trabalho pela frente”, conclui.

Sobre a Ulend

A Ulend conecta empresas a investidores de forma ágil e segura através de uma plataforma P2P lending. Para as empresas, o empréstimo é viabilizado com rapidez e sem burocracia. Já os investidores podem contar com investimentos online de alta rentabilidade, além ainda da opção por empréstimos com e sem garantia. Seu foco está no financiamento para capital de giro para empresas que faturam até R$ 200 milhões por ano.

A empresa é fundada por Beatriz Antibero e Gabriel Nascimento. Formada em Administração de empresas pelo Insper, Beatriz possui ampla experiência no mercado financeiro, com passagens pelo Itaú BBA e Banco ABC, atuando nas áreas de Estruturação de Renda Fixa, Crédito e Business Inteligence. Nascimento, por sua vez, é formado em Engenharia Mecânica pela UNESP e possui MBA na FGV. Além de passagem pela indústria e área de tecnologia de informação bancária, atuou durante três anos no Itaú BBA e um ano no Itaú. Mais informações: https://www.ulend.com.br/