Logo
Imprimir esta página

Confiança do comércio cresce 0,8% em dezembro de 2019

Índice IFECAP fecha o ano de 2019 com moderado crescimento em relação ao mês de dezembro de 2018

A confiança do comércio em SP teve crescimento de 0,8% em dezembro de 2019, em relação ao mês de novembro. O índice IFECAP do último mês do ano chegou a 130,27 pontos na série com ajuste sazonal. O mesmo crescimento se repete em relação ao mês de dezembro de 2018. Esse foi o quarto mês de crescimento moderado, mas contínuo no indicador. Esse também foi o maior valor registrado para o IFECAP no ano de 2019.

A percepção dos empresários em relação ao momento atual em todos os meses do ano de 2019 puxou o índice para baixo, com o mínimo de 106,28 em agosto e máximo de 118,57 pontos em janeiro. No mês de dezembro, o índice registrou 109,45 pontos, mais uma redução, desta vez de 0,7% em relação ao mês de novembro e uma queda expressiva de 8,3% na comparação com os números do mesmo mês do ano anterior. As expectativas quanto a resultados futuros, por sua vez, em todos os meses do ano ficaram acima de 150 pontos, registrando em dezembro seu maior valor (161,5), alta de 2,4% em relação ao mês de novembro e 12% em relação ao mês de dezembro de 2018.

ÍNDICE MOMENTO ATUAL

O Índice Momento Atual, como anotado acima, nesse mês apresentou nova redução, consequência da frustração entre expectativas e resultados. O Momento Atual de Vendas e a Situação Atual dos Negócios tiveram um declínio de 3,5% e 0,9%, respectivamente, quando comparado ao mês anterior. Já a avaliação do Momento Atual das Encomendas apontou crescimento de 2,6%. Os números em relação ao Momento Atual são negativos na comparação com os resultados do mesmo mês do ano anterior, o Momento Atual das Vendas registrou queda de 13,9% e o Momento Atual das Encomendas, 10,8%.

ÍNDICE FUTURO

O Índice Futuro registrou crescimento de 2,4% na comparação com o mês de novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado foi puxado pelo otimismo em relação às Vendas Futuras, com alta de 3,4%, e no Índice Futuro de Encomendas, também com alta, mas de 1,3%. O Índice Futuro também registrou aumento, de 12%, na comparação com dezembro do ano anterior.

EMPRESAS

Os resultados em relação ao porte da empresa mostram que a confiança, no mês de dezembro, é maior entre as empresas de grande (151,21) e médio porte (150,5). Os microempresários e as pequenas empresas, apesar de otimistas, continuam com ânimos moderados: o IFECAP para as pequenas empresas chegou a 134,6 pontos e 122,5 pontos para as microempresas.

ÍNDICE IFECAP

O IFECAP -- Índice FECAP de Expectativa nos Negócios é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto