Brasil,

HSBC constrói o banco do futuro com MuleSoft

• O HSBC, um dos maiores bancos do mundo, está construindo uma plataforma digital com APIs para desbloquear oportunidades de open banking

• Com o Anypoint API Community Manager da MuleSoft, o HSBC está criando colaborativamente novas experiências de cliente com um ecossistema mais amplo de desenvolvedores e parceiros da economia das API

A MuleSoft, fornecedora da plataforma líder para construção de redes de aplicativos, anuncia que o HSBC está utilizando a plataforma Anypoint da MuleSoft para criar uma plataforma bancária digital visando impulsionar o banco do futuro. Como uma das maiores organizações de serviços bancários e financeiros do mundo, o HSBC está aproveitando o open banking, ou sistema bancário aberto, para gerar novas experiências conectadas para seus mais de 38 milhões de clientes em todo o mundo. Com a MuleSoft e seu Anypoint API Community Manager, o HSBC está criando APIs que desbloqueiam com segurança o acesso aos principais produtos bancários para permitir a colaboração com parceiros, acelerar a inovação e abrir novos canais de receita.

O aumento dos requisitos do PSD2 e o sistema bancário aberto exigem que as instituições financeiras compartilhem dados de clientes com desenvolvedores de terceiros por meio de APIs. As experiências dos clientes conectados são agora o novo campo de batalha. Os bancos estão passando por uma revolução na qual precisam passar de transações para interações personalizadas e serviços digitais para os clientes. O HSBC está aproveitando uma estratégia de API para desenvolver uma plataforma digital e criar conjuntamente novas experiências com um ecossistema mais amplo de desenvolvedores e parceiros.

“O HSBC está impulsionando inovações incríveis na era do sistema bancário aberto por meio da conectividade baseada em APIs”, disse Dinesh Keswani, CTO do grupo e CIO de serviços bancários digitais de varejo do HSBC. “Estamos mudando para atender clientes em vários canais online e offline. Com o MuleSoft, o HSBC criou milhares de APIs em uma rede de aplicativos e as implantou em vários ambientes para oferecer experiências novas e consistentes. Conseguimos reduzir em 75% o tempo de desenvolvimento de aplicativos e liberar novas funcionalidades para os consumidores a cada duas semanas, em vez de uma vez a cada trimestre”.

Construindo uma plataforma bancária digital

O HSBC percebeu que o banco do futuro será uma plataforma digital alimentada por uma coleção de APIs que permitem experiências multicanais verdadeiramente conectadas. O banco escolheu a MuleSoft e sua abordagem baseada em APIs para conectividade para desenvolver uma plataforma de serviços compartilhados visando uma reutilização segura de ativos e o autoatendimento comercial. O HSBC conseguiu transformar em APIs seus principais produtos bancários, incluindo cartões de crédito, hipotecas e pagamentos, em uma rede de aplicativos que pode ser fácil e rapidamente montada para criar novas experiências.

Por exemplo, o HSBC pode extrair dados de sistemas legados usando APIs para habilitar novos recursos, como dar aos clientes uma visão geral de seus gastos em todas as suas contas bancárias.

Criando APIs com o MuleSoft, o HSBC pode desbloquear seus sistemas de back-end e conectá-los a terceiros confiáveis para desenvolver uma variedade de outros novos serviços voltados para o cliente. Ao permitir que um ecossistema de API inove em sua plataforma bancária central, o HSBC pode impulsionar velocidade, agilidade e inovação em escala para oferecer mais valor aos seus clientes.

Aproveitando a economia das APIs

Da mesma maneira que as APIs aceleraram a inovação interna, as APIs externas apresentam a oportunidade para o HSBC colaborar com parceiros e criar novos canais de receita. Nesta nova economia das APIs, os desenvolvedores são os novos clientes do HSBC e os portais de desenvolvedores são a nova loja de clientes. Para envolver e evangelizar suas APIs para desenvolvedores, o HSBC está aproveitando o API Community Manager desenvolvido no Salesforce Community Cloud e no Salesforce Service Cloud para fornecer um portal de desenvolvedores internos e externos que abrangerá mais de 30 mercados e três empresas globais.

O API Community Manager combina de maneira única um portal de APIs com todos os recursos e capacidades de experiência digital líderes do setor, transformando a maneira como as equipes colaboram em todo o ciclo de vida de um programa de API. Com o API Community Manager, o HSBC pode criar e envolver facilmente ecossistemas de API para promover novas parcerias, possibilitando oferecer valor comercial conjunto e inovar mais rapidamente. Por exemplo, a API de hipotecas do HSBC pode ser aplicada a sites de compra de residências, para que os consumidores possam filtrar os imóveis para os quais estão pré-aprovados.

“Com a MuleSoft dando suporte ao nosso programa de API, o HSBC lidera a inovação em um ecossistema de terceiros altamente competitivo, orientado a desenvolvedores”, disse Keswani. “Usando a Anypoint Platform, podemos nos integrar facilmente a novos aplicativos internos e externos e criar novos recursos digitais que proporcionem experiências personalizadas”.

Sobre a Salesforce

A Salesforce é líder global em Customer Relationship Management (CRM), aproximando as empresas de seus clientes na era digital. Fundada em 1999, a Salesforce permite que empresas de todos os portes e setores aproveitem as poderosas tecnologias - cloud, mobile, social, internet das coisas, inteligência artificial, voz e blockchain - para criar uma visão 360° de seus clientes. Para mais informações sobre o Salesforce, visite: www.salesforce.com/br.

Notícias ::

Mais Itens ::