Brasil,

Tentativas de fraude no e-commerce brasileiro caem na Black Friday 2019, aponta Konduto

Antifraude analisou mais de 3,1 milhões de pedidos de cerca de 4 mil lojistas e evitou cerca de R$ 31 milhões em fraudes.

A taxa de tentativa de fraudes sobre o total de pedidos do comércio eletrônico brasileiro na Black Friday 2019 ficou em 1,14%, segundo balanço da Konduto , antifraude para e-commerces e pagamentos digitais. O número representa uma queda de 20,3% em relação a 2018, quando a taxa ficou em 1,43%, e também é inferior à taxa média anual no Brasil - 2,2% em 2018.

"A queda reforça a tese de que a ação dos criminosos não aumenta em períodos como a Black Friday. O que aumenta em uma data sazonal como esta é o número de pedidos legítimos no e-commerce, já que muitos consumidores se animam com as campanhas promocionais dos varejistas. Por outro lado, os criminosos cibernéticos não intensificam os seus golpes, o que acaba ‘diluindo’ a quantidade de pedidos fraudulentos", diz Tom Canabarro, CEO e cofundador da empresa.

Considerando-se os quatro principais dias de promoções (quinta-feira, dia 28 de novembro, a domingo, dia 1º de dezembro), a Konduto analisou mais de 3,1 milhões de pedidos de cerca de 4 mil lojistas. Apenas na sexta-feira, principal dia de promoções, foram analisados cerca de 15 pedidos por segundo nos sistemas da empresa. O ticket médio dos pedidos ficou em R$ 445,55, quase a mesma quantia do ano passado (R$ 446,70).

Em relação ao volume financeiro, os pedidos analisados pela Konduto somados ultrapassaram a cifra de R$ 1,3 bilhão na Black Friday 2019. A tentativa de fraude sobre o total de transações ficou em 2,24% - o que significa que, a cada R$ 1 mil em pedidos, R$ 22,40 estavam relacionados a compras feitas por estelionatários. A taxa também aponta que a Konduto evitou mais de R$ 31 milhões em fraudes online ao e-commerce brasileiro.

Os segmentos com mais fraudes

O segmento de eletroeletrônicos foi o mais visado durante a Black Friday, com 4,8% de tentativas de fraude, o que manteve a tradição de criminosos concentrarem suas ações em produtos como smartphones, laptops e tablets, que possuem alto valor agregado e poder de revenda. Isso colaborou para que o ticket médio dos pedidos ilegítimos chegasse a R$ 879,35, quase o dobro do ticket médio geral.

O segundo lugar no ranking de fraudes por segmento ficou com o setor de turismo (1,6% de tentativas de fraude), seguido pelo setor de calçados (1,4%) e de saúde e cosméticos (1,27%). Por outro lado, eletrodomésticos (0,59%) e acessórios (0,41%) tiveram índices bem abaixo da média. Outro ponto positivo é o setor de esportes/lazer, que chegou a 2,89% de tentativa de fraude no ano passado e teve queda drástica, para 0,3%.

Os números da Black Friday 2019

Total de pedidos analisados pela Konduto
3.107.163

Total de lojas analisadas
Aproximadamente 4 mil

Volume financeiro analisado
R$ 1.385.323.062,04

Fraudes evitadas (em R$)
R$ 31.067.521,57

Taxa de tentativa de fraude (sobre o total de pedidos)

Taxa de tentativa de fraude (por dia, por número de pedidos)
28/11 (quinta): 1,53%
29/11 (sexta): 0,97%
30/11 (sábado): 1,19%
01/12 (domingo): 1,05%

Taxa de tentativa de fraude (sobre o volume financeiro)

Taxa de tentativa de fraude (por segmento)
1. Eletrônicos: 4,8%
2. Turismo: 1,60%
3. Calçados: 1,40%
4. Saúde e cosméticos: 1,27%
5. Livros: 1,00%

Ticket médio de pedidos na Black
R$ 445,85

Ticket médio de pedidos fraudulentos na Black
R$ 879,35

Tempo médio de análise automática Konduto
100 milissegundos (0,1s)

Tempo médio de análise automática + manual
14 minutos

Uptime dos sistemas da Konduto na Black Friday

E mais algumas curiosidades…

• 23h de sexta-feira foi o horário com mais pedidos, seguido por: 11h, 22h e 12h do mesmo dia

• 13h de sexta-feira foi o horário com mais pedidos suspeitos, seguido por: 17h, 23h e 22h do mesmo dia

• Sexta à tarde foi o período com as compras fraudulentas de maior ticket médio

• Sexta, entre 11 e 16h, foi o período com as compras legítimas de maior ticket médio

• Considerando a Cyber Monday, a Konduto processou, entre quinta e segunda-feira, 3.814.107 pedidos

• Ainda com a Cyber Monday, foram R$ 39.305.161,29 evitados em fraudes

Sobre a Konduto

A Konduto é a primeira empresa do mundo a monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile e, com uso de filtros de inteligência artificial, calcular em menos de 1 segundo a probabilidade de fraude em uma transação on-line. Além disso, o sistema também leva em consideração informações "básicas" da análise de risco, como geolocalização, validação de dados cadastrais e características do aparelho utilizado na compra (fingerprint), gerenciamento de regras condicionais e revisão manual. A empresa foi fundada em 2014 por Daniel Bento, Milton Tavares Neto e Tom Canabarro e, só em 2018, analisou o risco de mais de 128 milhões de pedidos, de mais de 2 mil lojistas, ajudando o e-commerce a evitar um prejuízo superior a R$ 3 bilhões em fraudes.

Notícias ::

Mais Itens ::