Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como fugir das dívidas e sair do vermelho em 2020

freepik freepik

*Por Dora Ramos

Chegou a época do ano em que somos bombardeados por inúmeros convites que incentivam o consumo. São comerciais na televisão e rádio, anúncios na internet e panfletos nas ruas, tudo desperta o impulso consumista e a necessidade de adquirir determinado produto. Não há nenhum problema em consumir estes produtos se o valor que você gasta está dentro do seu orçamento. O problema é quando, por falta de planejamento ou disciplina, você corre o risco de cair na estatística que assombra os brasileiros a cada ano, a inadimplência.

O número de inadimplentes no país é de 63,4 milhões e teve aumento de 2,5% em comparação ao ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Serasa Experian. Devido à facilidade oferecida, o consumidor, quase sempre, prefere parcelar as compras no cartão de crédito. Embora não haja cobrança de juros, a divisão em valores menores acarreta uma grande quantidade de parcelas. Ou seja, a compra dos presentes em dezembro será quitada apenas em julho, agosto ou até depois. Além disso, com uma renda extra do 13º salário, todos têm por costume participar dos famosos amigos secretos, presentear familiares e amigos, sem falar nos gastos pessoais que todos adoram nesta época do ano.

Mas o que fazer para não ultrapassar o orçamento e manter o equilíbrio financeiro? Confira 5 dicas que ajudarão a conter o orçamento neste ano e a ter mais tranquilidade para realizar um planejamento financeiro para 2020.

1 - Compre à vista

No momento da compra, sempre é oferecida a forma de pagamento com o cartão de crédito, mas fuja dele. Prefira quitar suas despesas à vista, pois, além de estar criando uma dívida a prazo, utilizando o crédito você corre o risco de se enrolar e cair nos juros e taxas que estão cada vez mais abusivos.

2 - Faça uma programação de pagamentos

No dia a dia são muitas preocupações e tarefas para administrar ao mesmo tempo. Por isso, organizar o orçamento é uma atitude fundamental para não ficar no vermelho, você pode utilizar ferramentas tecnológicas como aplicativos de celular, planilhas ou até mesmo um caderno de anotações, isso permite que os processos sejam mais automatizados de forma segura, rápida e eficaz. A ideia é ter o controle das suas contas e realizar uma programação semanal de pagamentos para que não haja cobranças indevidas e evitar atrasos que geram juros e taxas. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo.

3 - Priorize as despesas

Não podemos esquecer que todo mês temos despesas fixas, como contas de consumos, água, luz, em alguns casos aluguel e condomínio e outros impostos. Portanto, coloque todas as despesas na ponta do lápis e se organize para garantir o pagamento desse tipo de conta em primeiro lugar.

4 - Se está devendo, negocie

Esta é a melhor época do ano para aproveitar e liquidar ou renegociar suas dívidas e sair do vermelho, isso porque, a partir de novembro várias empresas de serviços públicos, entidades, associações e de banco de dados organizam mutirões para auxiliar os consumidores a liquidar ou renegociar seus débitos. Para alguns, o dinheiro extra como 13º salário e até mesmo o saque do FGTS pode ser usado para o pagamento dessas dívidas.

5 - Poupe e invista seu dinheiro

Como andam as expectativas e sonhos para 2020? Com o orçamento organizado, é hora de poupar e investir, para isso, existem diversas possibilidades de investimentos como: tesouro direto, títulos de capitalização, fundo de renda fixa. E para garantir sua segurança financeira na aposentadoria, vale à pena conferir as opções de previdência privada.

*Dora Ramos é contadora e CEO da Fharos Contabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS