Brasil,

Saiba mais sobre como funcionam os formadores de mercado Forex

pixabay pixabay

Como funcionam os formadores de mercado Forex?

Quem deseja investir em um mercado financeiro tão com complexo como o de negociações no Forex, precisa ter em mente que o aprendizado contínuo sobre esse mundo será decisivo para o sucesso nos investimentos. Uma das coisas que precisa saber é que, para entrar nesse mundo das finanças, precisa contar com uma corretora com um bom histórico, como a Alpari. E outra coisa que todo investidor deve saber, especialmente o iniciante, tem a ver com os formadores de mercado. Posto de uma maneira mais simples, podemos dizer que um formador de mercado atua como um regulador, um agente que puxa para cima o que está lá embaixo, e empurra para baixo o que está bem lá no alto.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como funcionam os formadores de mercado Forex. Vale a pena lembrar (ou informar a quem ainda não sabe) que o Forex é o maior mercado de câmbio do mundo, em que pares de moedas são negociados. Seu funcionamento difere, portanto, do mercado de ações Bovespa, que tem passado por sucessivas e históricas altas neste início de dezembro de 2019.

Cinco informações sobre os formadores de mercado

De acordo com a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o propósito de um formador de mercado é fomentar a liquidez no mercado secundário, permitindo que os investidores negociem de uma forma mais eficiente. Geralmente, quando falamos dos formadores de mercado, pensamos em mesas de negociação.

Mesas de negociação, também conhecidas como mesas de operação, é um espaço onde profissionais qualificados negociam, dia sim e dia não, os ativos no mercado financeiro. Esses ativos são, por exemplo, títulos de renda fixa, ações e moedas. E quando falamos em moedas, nos referimos ao mercado Forex.

Para que vocês entendam um pouco melhor sobre os formadores de mercado (também conhecidos como criadores de mercado, market makers) e o que está ao redor deles, listamos cinco informações.

O que você precisa saber sobre os formadores de mercado?

• no Brasil, um formador de mercado tem sua atividade regida pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Ele é um profissional qualificado para atuar na compra e venda de ativos no mercado financeiro.
  • tal como explica o analista de investimentos Tiago Reis, criador da Sunoresearch, as mesas de negociação estão presentes na maior parte das instituições de finanças, como corretoras e bancos.
  • os formadores de mercado podem exercer suas atividades autonomamente, ou como profissionais contratados por emissores de valores mobiliários em que tenha especialidade (informação encontrada na página 4 do guia para formadores de mercado elaborado pela ANBIMA.
  • esses profissionais podem atuar em quatro tipos de mesa de operações: de renda variável, de renda fixa, de compra e venda de moedas estrangeiras e commodities.
  • em suma, a função dos formadores de mercado é promover o equilíbrio na relação entre compra e venda, combatendo, assim, a volatilidade e os riscos nas negociações.

Cada corretora tem a sua plataforma de negociações, com profissionais extremamente preparados para o exercício de suas funções. Cabe a vocês, caros investidores, escolher os ativos que lhes darão o retorno desejado, seja no mercado financeiro brasileiro, por meio de corretoras como a Rico, a Clear e a Easynvest, ou mesmo no mercado Forex, por meio da Alpari, uma das melhores a nível internacional.

Notícias ::

Mais Itens ::