Brasil,

As possibilidades trazidas pela revolução digital no campo dos investimentos coletivos

Por Rodrigo Oliveira, diretor-geral da Investor

A mudança nos hábitos de consumo trazida pela era digital é generalizada. Novas plataformas e aplicativos tem mudado a forma como viajamos, nos locomovemos, escutamos música e assistimos filme. No mundo dos investimentos financeiros, não é diferente. A modalidade chamada Equity Crowdfunding é para os investidores o que o Spotify é para quem ouve música: um facilitador.

A ideia é conectar investidores a empreendimentos que estão em busca de captar recursos para se desenvolverem. É uma lógica similar às “vaquinhas” online, que, por meio de uma plataforma, arrecadam dinheiro dos internautas para determinado objetivo. No Equity Crowdfunding a captação também é realizada no ambiente digital, mas em vez de fazerem doações, as pessoas adquirem um título de investimento, cuja remuneração pode ser em juros ou percentual de participação societária da empresa emissora.

A modalidade, que foi regulamentada no Brasil em 2017, pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), está em plena expansão. Segundo dados do órgão, de 2016 a 2018, os recursos captados por meio de Equity Crowdfunding aumentaram em 451%, enquanto o número de investidores registrou alta de 716%. Neste ano, a velocidade com que a meta de captação de uma plataforma foi atingida chamou atenção. Em sua primeira emissão, referente a um edifício residencial, a Vangardi, novo braço de investimento coletivo da Investor, captou R$1 milhão em apenas oito horas reunindo mais de 555os ojessse, em se cadastrar em nosso site e ser informado um pouco mais sobre a modalidade e as oportunidades investidores.

Para quem já tem o hábito de investir, trata-se de uma oportunidade de ampliar e diversificar a cartela. Afinal, a modalidade permite aportar valores menores em mais projetos, o que reduz a vulnerabilidade aos eventuais riscos. Além disso, a praticidade de realizar seus investimentos no conforto de casa ou na tela de um smartphone é um atrativo para o investidor, uma vez que não é preciso lidar com a burocracia dos bancos.

O Equity Crowdfunding também tem atraído um novo público. A redução da taxa Selic tornou o momento favorável para investimentos de maior risco e maiores retornos, que normalmente exigem valores elevados dos investidores. A nova modalidade vem justamente para democratizar o acesso. No caso da Vangardi, por exemplo, com apenas R$1 mil, as pessoas podem apostar em empreendimentos com elevados potenciais de sucesso. O edifício Streit, que já conta com 100% das unidades vendidas, foi o primeiro emissor da nova plataforma, cujas expectativas de retorno variam entre 12% e 20% ao ano.

Trata-se de uma porta de entrada para o universo dos investimentos que, por sua vez, é um passo importante na busca pela independência financeira. Apostar em startups em desenvolvimento ou imóveis em construção pode render ao investidor uma renda passiva considerável no longo prazo. Com o Equity Crowdfunding, a oportunidade de se aproximar cada vez mais da tão sonhada estabilidade financeira está a poucos cliques de distância.

Notícias ::

Mais Itens ::