Brasil, 11 de Dezembro de 2019

Ações de cobrança ganham mais eficiência com o envio de comunicados digitais

A Boa Vista, empresa especializada em desenvolver soluções inteligentes de cobrança, acaba de lançar o SCPC Comunica, que aperfeiçoa o processo de recuperação de crédito das empresas

Mesmo com a inadimplência do consumidor apresentando queda de 3,0% entre os meses de janeiro a outubro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado, o não pagamento das dívidas é uma realidade para cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo a Boa Vista. E sendo uma empresa que fornece informações com inteligência analítica para que outras empresas façam bons negócios, a Boa Vista acaba de lançar uma solução que ajuda o empresário a tornar muito mais eficiente o processo de cobrança dos clientes inadimplentes.

A solução recém-lançada é o SCPC Comunica. O seu grande diferencial, segundo Alexandre Xavier, diretor de Produtos da Boa Vista, está na flexibilização das variáveis que compõem as informações dispostas no comunicado, e no seu envio que pode ser feito via SMS, e-mail e carta. Desta forma, o comunicado de cobrança pode ser adaptado a estratégia de cobrança de cada credor, sendo mais eficiente na comunicação da dívida antes ou depois da negativação.

Ao oferecer um modelo com variáveis automatizadas, a Boa Vista permite ao cliente personalizar o conteúdo de alguns campos importantes do comunicado, seguindo assim o que a sua política de cobrança considera mais eficiente. Algumas dessas variáveis são: o número do contrato (ou contratos se for mais de uma dívida) e a natureza da dívida (se cartão de crédito ou financiamento, por exemplo). Informar o saldo devedor e indicar propostas de valores para pagamento à vista ou a prazo, além de permitir a inclusão de boleto de cobrança para um possível pagamento imediato.

“O SCPC Comunica é um meio de cobrança com um sistema totalmente automatizado que respeita a régua de cobrança do credor. A Boa Vista, por sua vez, cuida da gestão dos disparos, e, para os meios eletrônicos (e-mail e SMS) cobra apenas quando há sucesso na entrega. No caso das cartas, a cobrança continua tal como é atualmente, por envio”, revela Xavier. Assim, além de ser um mais eficiente, o SCPC Comunica representa mais economia para o credor.

Uma forma que as empresas podem aplicar a solução, por exemplo, é usá-la em uma base de clientes que não se deseja negativar, como uma ação de pré-cobrança, sem gerar atrito na relação comercial. Já para clientes negativados, o SCPC Comunica serve como reforço para avançar nas ações de recuperação do crédito.

SMS aumenta em até 30% a média de recuperação de dívidas

Ao incluir o SMS como um dos meios de acionamento, a Boa Vista constatou um aumento na eficiência no processo de cobrança de cerca de 30% em comparação com a taxa de recuperação em comunicações via carta. Logo, com um sequenciamento de cobrança usando SMS, e-mail e carta, a chance de se recuperar o crédito tem sido muito maior.

O comunicado também possui a marca SCPC, reconhecida por ser de um dos maiores e mais completos bancos de dados do país há mais de 60 anos. Logo, conta com a força da marca para auxiliar na recuperação, antes de uma ação mais incisiva, como a de negativação.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Notícias ::

Mais Itens ::