Brasil, 14 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Descubra o que é FinOps e como essa estratégia pode auxiliar na gestão financeira empresarial

Com a prática, é possível ganhar escalabilidade, flexibilidade e fácil acesso a dados

Uma das melhores estratégias para empresas ganharem escalabilidade, flexibilidade e fácil acesso a informações é a migração de sistemas e dados para a nuvem. Essa tem sido a opção de inúmeras companhias pelo mundo, que descobriram as vantagens de realizar a jornada de dados e aplicações para a nuvem pública, privada ou híbrida.

Segundo Fernando Nunes, arquiteto de soluções da Claranet Brasil l, provedora de serviços gerenciáveis de TI, a estratégia é necessária e eficiente, porém muitas dessas corporações encontram dificuldades quando o assunto é gerir os custos advindos do serviço de computação em nuvem. Isso porque o valor pago mensalmente é calculado com base no consumo dos serviços, que é bastante flexível.

De acordo com uma pesquisa realizada pela 451 Research, 80% dos 300 líderes financeiros e de TI entrevistados reconhecem que a má gestão financeira na nuvem trouxe prejuízos para os negócios. Além disso, mais de 57% dos entrevistados se dizem preocupados com o gerenciamento de custos da nuvem. Diante disso, é possível perceber que a gestão de custos ainda é muito falha dentro das empresas, levando à necessidade de uma consultoria específica para esse fim.

Assim, surgiu o FinOps, que é um modelo operacional para a nuvem, uma combinação de sistemas e práticas recomendadas, que facilita o entendimento dos custos dos serviços em cloud, aumentando assim o valor comercial da nuvem. Para isso, a prática reúne profissionais de tecnologia, negócios e finanças com um novo conjunto de processos. De modo geral, a jornada do FinOps possui três fases iterativas: informar, otimizar e operar.

Primeiros passos

Informar é a primeira etapa do FinOps, que é essencial para capacitar as organizações e equipes. Considerando que a natureza da nuvem é elástica em termos de uso e preços, é necessário que as equipes tenham uma visibilidade precisa para tomar decisões assertivas. Após essa fase, é preciso otimizar sua presença na nuvem. Assim, as equipes podem melhorar o ambiente dimensionando a plataforma e desativando recursos desnecessários.

"A migração para nuvem só terá sucesso caso a empresa consiga construir uma cultura de FinOps bem ampla. Logo, essa cultura deve envolver um centro de custos em nuvem, incluindo equipes comerciais, financeiros e operacionais que também definam a governança apropriada", explica o arquiteto de soluções.

Nunes ainda ressalta que o FinOps é a forma mais eficiente para as equipes gerenciarem seus custos na nuvem, porém afirma que é uma prática cultural, exigindo que as equipes passem a trabalhar conjuntamente, e não apenas em silos. "Ao integrar os times de finanças, tecnologia e negócios, os processos do FinOps permitem que essas equipes operem em alta velocidade, melhorando a economia unitária da nuvem", finaliza.

Sobre a Claranet

Fundada no Reino Unido em 1996, a Claranet evoluiu de um inovador e pioneiro ISP (Internet Service Provider) para uma multinacional de serviços gerenciados em TI, sendo um dos maiores fornecedores de serviços gerenciados nas áreas de hosting, redes, cloud, segurança e workplace. Está presente no Brasil desde 2016, após aquisição do player local CredibiliT. Com operação 24x7, a companhia atua, mundialmente, com mais de 1800 funcionários e mais de 6500 clientes empresariais com planejamento, implementação, operação das aplicações do negócio, dados e websites na nuvem. A companhia se manteve líder no Quadrante Mágico da Gartner por cinco anos e é reconhecida como especialista em serviços gerenciados de infraestrutura híbrida e outsourcing de Data Center.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS