Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Confiança empresarial recua 0,1 ponto em outubro e tem relativa estabilidade pelo quarto mês seguido

Professor de Economia da IBE Conveniada FGV comenta Índice de Confiança Empresarial (ICE) da FGV IBRE

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) caiu 0,1 ponto em outubro de 2019. Em médias móveis trimestrais, o indicador ficou estável em 94,0 pontos. Esse índice consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE - Indústria, Serviços, Comércio e Construção -, refletindo a confiança do empresário na situação atual dos negócios e também suas expectativas quanto ao futuro.

Os dois componentes do ICE evoluíram em sentidos opostos em outubro: o índice que mede a percepção corrente dos empresários (ISA-E) subiu 1,2 ponto, para 92,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE-E) caiu 1,2 ponto, para 99,7 pontos, iniciando o quarto trimestre ligeiramente abaixo da faixa neutra dos 100 pontos.

“Essa queda de 0,1 ponto é pequena. Podemos afirmar que o ICE vem se mantendo relativamente estável há quatro meses. Essa relativa estabilidade se deve a alguns aspectos favoráveis, que estão pesando sobre a confiança, e a outros aspectos que são desfavoráveis. A visão dos empresários da situação atual do mercado reflete a leve recuperação econômica que nós estamos trilhando, há quase dois anos. Ainda estamos nos recuperando da dura recessão vivida entre 2014 e 2017. É uma recuperação, embora lenta”, comenta Anderson Pellegrino, professor de Economia da IBE Conveniada FGV.

Pellegrino ressalta que, com relação a expectativas sobre o futuro, ainda há muita incerteza a curto e médio prazos e isso acaba sendo um ponto negativo na composição do índice. “Há incerteza em diversos campos da economia, inclusive no próprio ritmo da continuidade da recuperação econômica.”

“De qualquer forma, vale ressaltar que o Índice vem se mantendo estável. As oscilações são bem pequenas nos últimos quatro meses e isso, de modo geral, reflete o momento atual e a própria perspectiva de curto prazo da economia. Vamos continuar em recuperação econômica. Ela ainda é lenta, os números são tímidos em termos de crescimento, mas é algo positivo. É crescimento e é favorável”, enfatiza o economista.

Mais sobre o ICE

Em termos setoriais, em outubro houve comportamento desfavorável da confiança da Indústria e do setor de Serviços, os dois carros-chefes do índice, e uma evolução favorável do Comércio e da Construção. Em médias móveis trimestrais, apenas a confiança da Indústria apresenta tendência negativa.

Em outubro, a confiança avançou em 47% dos 49 segmentos que integram o ICE, um número ligeiramente abaixo da proporção em alta do mês anterior. O destaque positivo é o Comércio, em que a difusão de alta superou os 60% em outubro, após ter o pior desempenho setorial em setembro neste quesito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS